• Carregando...

Resultado do varejo confirma recuperação do consumo, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira 12, que o resultado das vendas no varejo, em julho, comprova que há uma recuperação do consumo no País

Leia matéria completa

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 1,9% em julho ante junho e registraram elevação de 6,0% em relação a igual mês de 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Este é o maior resultado desde janeiro de 2012 (2,8%) para o volume de vendas no varejo.

Analistas ouvidos pela Reuters previam que as vendas varejistas teriam alta de 0,20% ante o mês anterior, segundo a mediana de 25 projeções, que variaram de queda de 0,40% a alta de 2,50%.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era de avanço de 3,15% na mediana de 24 estimativas, que variaram de 0,30 a 4,20%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui os segmentos de Veículos, Motos, Partes e Peças e de Material de Construção, as vendas avançaram 0,6% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 3,20% a uma alta de 0,20%, com mediana de -0,90%.

O IBGE registrou em julho crescimento nas vendas do varejo em oito das dez atividades pesquisadas, com ajuste sazonal. Segundo o instituto, o crescimento foi puxado pelo segmento de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 12,0% sobre o registrado em igual período de 2012.

Outro destaque foi o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com avanço de 11,6% no mesmo período. O setor de móveis e eletrodomésticos foi o terceiro setor que registrou alta de dois dígitos, de 11,0%, em julho ante igual mês do ano passado. No varejo ampliado, o IBGE ressaltou que o segmento de veículos, motos e peças caiu 3,5% sobre junho, com uma retração de 1,8% frente a julho do ano passado.

Já na comparação com julho de 2012, todas as atividades cresceram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]