Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
varejo

Vendas para o Dia dos Pais devem cair 14% em Curitiba

Os produtos mais visados para o Dia dos Pais são roupas (41%), perfumes (22%) e calçados (7%) | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Os produtos mais visados para o Dia dos Pais são roupas (41%), perfumes (22%) e calçados (7%) (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Os comerciantes curitibanos estão pessimistas em relação ao Dia dos Pais, que ocorre no próximo domingo, dia 9. Pesquisa divulgada nesta terça-feira (4) pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e Datacenso mostra que a previsão é de retração de 6% nas vendas para a data comemorativa, em relação ao ano passado – considerando a correção da inflação no período, de 8,89%, a expectativa é de uma queda de 14%.

O Dia dos Pais de 2014 já havia sido nada animador: foi o pior ano em vendas para a data desde 2010. Para 42% dos 200 empresários ouvidos na pesquisa, a retração no comércio é resultado, principalmente, da crise econômica enfrentada pelo país, que desemboca na queda do consumo devido ao alto grau de endividamento dos consumidores e queda do poder aquisitivo.

Conforme o levantamento, que também ouviu 200 consumidores, o valor médio de gastos por pessoa para a data será de R$ 110, quantia 4% menor do que no ano passado. O principal meio de pagamento, citado por 42% dos entrevistados, deve ser o cartão de crédito, para parcelar as compras.

Do total de consumidores ouvidos, 73% revelaram que comprarão presentes e apenas 27% optarão por não presentear na data. Os produtos mais visados são roupas (41%), perfumes (22%) e calçados (7%).

Promoções

Para driblar a queda nas vendas, 58% dos comerciantes ouvidos estão preparando promoções para atrair o público e tentar incrementar a receita do mês. Descontos para pagamento à vista serão a opção de 26%, distribuição de brindes/sorteio de prêmios de 11%, promoção do tipo pague 1 e leve 2 será a opção de 7%, enquanto 5% estão confiando na campanha nacional de publicidade da marca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.