A Samsung Electronics, a maior fabricante do mundo de chips de memória e celulares inteligentes, deve anunciar na sexta-feira uma grande alta no lucro trimestral, começando 2012 com números ajudados por vendas recordes desses aparelhos.
A companhia sul-coreana, que no terceiro trimestre ultrapassou a Apple como a maior fabricante mundial de smartphones, está rapidamente construindo uma supremacia com base em designs elegantes e uma rica linha de produtos, enquanto os últimos modelos de HTC, Nokia e Research in Motion lutam para ter a atenção dos consumidores.
A divisão de celulares, com ganhos recordes, é agora a maior fonte de lucro da Samsung.
A Samsung também apresenta resistência à queda nos lucros na divisão de chips de memória, com novas fontes de receita como processadores para dispositivos móveis e monitores de última geração OLED, já que grandes concorrentes recorrem aos seus componentes para tablets e smartphones.
A mais valiosa companhia de tecnologia da Asia, com um valor de mercado de aproximadamente 150 bilhões de dólares, deve anunciar estimativa de resultado de outubro a dezembro na sexta-feira e liberar os resultados trimestrais detalhados no fim de janeiro.
A Samsung deve divulgar lucro operacional de 4,7 trilhões de wons (4,1 bilhões de dólares) para o período de outubro a novembro e uma receita de 46,2 trilhões de wons, de acordo com um consenso de 30 analistas ouvidos pela Thomson Reuters I/B/E/S.
O resultado deve marcar o maior lucro da empresa desde o terceiro trimestre de 2010 e representar uma alta de 57 por cento sobre um ano antes e de 11 por cento sobre o trimestre anterior.
Segundo os analistas consultados, em 2012 a Samsung deve ter crescimento de 28 por cento no lucro operacional, com ganho de 12 por cento em receita.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast