O consumidor mostrou disposição para voltar às compras no Dia dos Pais e as vendas cresceram 6% na semana entre 6 e 12 de agosto na comparação com a mesma semana do ano passado, segundo o indicador de atividade do comércio da consultoria Serasa Experian.

CARREGANDO :)

Apesar da alta, o crescimento ficou abaixo do resultado de 2011, quando a atividade do comércio subiu 8,8%. Se consideradas apenas as vendas apenas no fim de semana da data comemorativa, a alta foi de 5,9% ante 2011. No ano anterior, havia subido 7,2%.

Para economistas da consultoria, mesmo crescendo menos que em 2011, o Dia dos Pais apresentou bom resultado.O consumidor que tem evitado novas compras desde o início do ano devido ao endividamento agora mostra sua disposição de gradualmente voltar ao consumo, diz a Serasa.

Publicidade

A demanda do consumidor por crédito aumentou e se intensificaram os processos de renegociação de dívida --abrindo espaço para o consumo--, o que foi determinante para o resultado positivo da data.

São Paulo

Na cidade de São Paulo, a atividade do comércio cresceu em 2012 acima da taxa de 2011 - alta de 7,4% e 6,3%, respectivamente. No fim de semana, no entanto, subiu apenas 2,2%, contra 5,8% do ano passado.