As vendas do comércio de Curitiba cresceram 2% em julho, em relação ao mês anterior, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso sob encomenda da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Apesar disso, a expansão do comércio no período caiu um ponto porcentual em comparação com o registrado entre maio e junho, período em que houve uma ampliação de 3% nas vendas.
O desempenho negativo nos setores de alimentos (com queda de 11% nas vendas), joias (-9%), eletrônicos (-3%), óticas (-3%) e calçados (-2%) contribuiu para o tímido avanço das vendas no mês passado.
Por outro lado, os dias de frio intenso ocorridos em julho fizeram com que o setor de lojas de departamentos, especialmente cama, mesa e banho, registrasse crescimento de 16% nas vendas durante o período.
A sondagem mostrou ainda que, em julho, as vendas foram superiores para 40% dos comerciantes entrevistados, iguais para 24% e inferiores para 36%.
Em relação à média apurada para o primeiro semestre o Datacenso indicou que o volume de vendas foi inferior para 40% dos comerciantes, maior para 33% e igual para 26%.
A pesquisa constatou ainda que a expectativa do comércio da capital para o mês de agosto é vender 7% a mais que no mês anterior, sendo o consumidor motivado pelas baixas temperaturas, liquidações ou promoção das novas coleções e a volta às aulas.
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