Consumidores se aglomeram em frente à Salfer: mesmo com mercadorias esgotadas, clientes continuam em busca de ofertas| Foto:

Onde tem promoção, tem fila

Televisões, aparelhos de DVD, geladeiras, computadores, máquinas de lavar e panelas de pressão, entre outros produtos, atraíram consumidores ontem para as primeiras liquidações pós-Natal. Longas filas se formaram na frente de lojas como as da rede Salfer, que anunciava ofertas com descontos de até 70%.

Às 11 horas, a atendente de telemarketing Ivone Cruz conta que, para conseguir um bom produto, é preciso esperar. "Tem gente que chegou 7 horas da manhã e ainda está na fila. Eu queria um jogo de jantar, panela de pressão, liquidificador, mas deixei para comprar agora porque eles sempre fazem liquidação, sempre dá um bom desconto", explica Ivone.

A aposentada Maria de Lourdes Paulino Marques conta que, mesmo planejando, acabou passando por um pouco de sufoco. "Soube da promoção pela televisão. Pensei em ir já pela manhã, mas, como eu moro em Pinhais, acabei pegando esta fila. E meu décimo-terceiro está no meio do dinheiro que vai ser gasto", conta a aposentada.

Pela primeira vez aproveitando os descontos nas compras pós-Natal, a funcionária pública Marcia Rocha conta que um produto específico a levou a ir às compras. "Eu fiquei interessada pelo preço da panela de pressão. Sem dúvida, ela é o carro chefe desta liquidação, muitos vieram por causa dela", resume.

Raphael Ramirez, especial para a Gazeta do Povo

CARREGANDO :)

As vendas de Natal registraram aumento de 4,1% neste ano em todo o país, conforme pesquisa divulgada ontem pela empresa de informações comerciais Serasa Experian. O resultado considerou a semana do dia 18 até o dia 24, em comparação com o mesmo período do ano passado, e indica que as vendas ficaram abaixo do que os próprios comerciantes haviam previsto. Em levantamento divulgado no início do mês pela empresa, a maior parte dos mil varejistas entrevistados em todo país acreditava que o Natal deste ano seria semelhante ao de 2005, quando as vendas cresceram 6%. O resultado deste ano, entretanto, ficou abaixo dos crescimentos registrados em 2006 (5,6%) e 2007 (5,3%) e só superou o alcançado em 2008, fase de agravamento da crise financeira mundial em que foi registrado aumento de 2,8% nas vendas.

Considerando apenas o fim de semana que antecedeu a festa, do dia 18 ao dia 20, a variação chegou a 6,8%. Na interpretação da Serasa Experian, esse é um sinal de que o consumidor deixou as compras para os últimos dias.

Publicidade

Os resultados obtidos pelo comércio, conforme a avaliação do indicador, são consequência das promoções do varejo, aliadas às melhores condições do crédito, como juros menores e prazos mais longos, que conquistaram os consumidores. Estes encontraram condições mais favoráveis este ano. Com o fim da crise há mais empregos e eles estão menos inadimplentes e com renda maior. Além disso, há a possibilidade de ganhos futuros. "Destaca-se também o novo valor do salário mínimo, a ser pago a partir de janeiro, na sequência do 13º salário, que deu um fôlego extra às vendas parceladas do comércio", observa o relatório do Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio.

As melhores condições do crédito, o aumento da massa salarial e os incentivos do governo federal às vendas de alguns setores, como o de móveis, por exemplo, são as principais causas das boas vendas do período natalino, conforme avaliação do economista Alexandre Andrade, da Tendências Consultoria. Segundo ele, a confiança do consumidor demonstrada neste Natal deve continuar em 2010. "Agora no começo do ano teremos ofertas mais agressivas, o que deve manter a demanda", prevê. Conforme estimativa da Tendências, o aumento das vendas do comércio devem atingir 5,6% em 2009, na comparação com o ano passado. E em 2010 devem crescer 7% em relação a este ano. No índice parcial da consultoria, de janeiro a outubro deste ano as vendas do comércio já cresceram 5,1%. "Em 2010 os bens duráveis terão muita demanda, principalmente em função do crédito favorável ao consumidor. Também haverá grande estímulo aos eletroeletrônicos com a Copa do Mundo", estima Andrade.