As vendas totais de veículos no mercado brasileiro registraram queda de 22,28% em novembro de 2008 na comparação com outubro e de 23,44% em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 309,712 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
No acumulado dos primeiros 11 meses do ano, as vendas totais do setor somaram 4,5 milhões de unidades, o que representa uma evolução de 17,36% em relação ao mesmo período de 2007. Considerando só o segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas somaram 166,279 mil unidades, com queda de 26,01% em relação a outubro e de 26,34% sobre novembro de 2007. No acumulado até novembro, as vendas dos dois segmentos somaram 2,487 milhões de unidades, o que indica uma expansão de 17,85% sobre igual intervalo do ano passado.
As vendas de caminhões somaram 9.440 unidades em novembro, com queda de 21,98% em relação a outubro e de 0,17% sobre igual mês do ano passado. No acumulado do ano foram vendidos 114.826 unidades, o que representa um crescimento de 27,93% sobre igual período do ano passado.
Segundo a entidade, o segmento de ônibus comercializou 2.187 unidades em novembro, com retração de 11,99% sobre outubro e expansão de 17,96% sobre o mesmo mês de 2007. No acumulado dos primeiros 11 meses do ano foram comercializados 24.162 unidades, volume 19,95% maior que igual intervalo de 2007. As vendas de motos somaram 124.176 unidades em novembro, com retração de 17,28% sobre outubro e de 22,85% sobre igual mês do ano passado.
De janeiro a novembro o segmento comercializou 1,782 milhão de unidades, com alta de 15,41% sobre 2007. Já as vendas de implementos rodoviários totalizaram 3.702 unidades, com queda de 21,72% sobre outubro e crescimento de 28,94% sobre novembro de 2007. No acumulado até novembro o segmento registrou alta de 42,13% nas vendas, com 46.720 unidades comercializadas.