Grande parte das vagas temporárias abertas pelas empresas no fim do ano é para vendedor. Para garantir uma futura contratação, dizem especialistas, o funcionário deve aprender a conquistar o cliente. "O vendedor é a imagem da loja e precisa ter carisma, saber abordar as pessoas e se comunicar bem", afirma Sirley Machado Maciel, professora do curso Comunicação para Vendedores, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Para Sirley, investir na comunicação é o ponto de partida para quem quer ser um bom vendedor. "Não dá para falar gíria, ter um vocabulário pobre e não saber se expressar. E isso tudo já é visto antes, na hora da entrevista", explica. A postura, a articulação, o tom da voz e os gestos devem ser bem pensados. Outra atribuição que o vendedor precisa ter é domínio sobre o produto que está vendendo, para esclarecer o cliente.
A professora diz também que os vendedores devem evitar os famosos e muitas vezes irritantes chavões do comércio, como as frases feitas "Nossa, ficou lindo em você!", ou "Este é o melhor produto do mercado, eu garanto". A aparência também é uma questão a ser pensada. "A pessoa precisa ter consciência de que não pode usar a roupa que quer quando vai trabalhar", diz Maciel. Piercings, maquiagem exagerada e cabelos exóticos também devem ser evitados. (MS)
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast