Precisa-se de vendedores. É o que revela uma pesquisa divulgada na quinta-feira (22) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. No total, 33,6% das 360 empresas paranaenses entrevistadas apontam que procuram por vendedores capacitados.
Foram ouvidas empresas de diferentes ramos da economia por meio de questões abertas que pediam para os empresários citarem as categorias profissionais mais demandadas em seus negócios.
Segundo a sondagem, as regiões Oeste e Centro-oeste do Paraná são as que mais carecem de mão de obra na área de vendas. Aproximadamente 41% das empresas ouvidas declararam ter dificuldades em achar pessoas capacitadas para as vagas de vendas. Na sequência, estão as regiões Sul (36%), Norte e Noroeste (34%), Sudoeste (30%), Litoral (28%), Curitiba e Ponta Grossa (25%).
Setores com problemas
As áreas da economia que apresentam maiores dificuldades em encontrar vendedores são o setor de vestuário (10,89%), lojas de calçados (4,63%), materiais de construção (3,81%) e decoração e utilidades domésticas (3,54%).
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, a sondagem só vem a reforçar o papel fundamental desempenhado pelo profissional de vendas, especialmente diante de consumidores cada vez mais exigentes, informados e conscientes. "A evolução no perfil dos consumidores exige mudanças no modo de pensar e agir de vendedores e dos empreendedores. A sondagem mostra que eles precisam estar aptos para atender a estas novas exigências do mercado", avalia Piana.
A coordenadora de pesquisas da Fecomércio-PR, Priscila Takata, ressalta que as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários na relação com os vendedores são a falta de comprometimento durante o trabalho e a falta de especialização. "Cada vez mais se exige um conhecimento específico sobre o produto a ser comercializado. A diferença é grande entre vender carros e vender roupas", diz.
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Pedir o impeachment de Lula ou não? A divisão da direita nas manifestações
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast