| Foto: Mauro Campos
Alegria natalina: A diretora de marketing do Grupo Gonzaga, Elaine Gonzaga, e sua filha, Laura, esbanjaram alegria na entrega de presentes para as crianças do Centro de Educação Integral Espaço Verde, no Pilarzinho, terça-feira. Este é o terceiro ano consecutivo em que o grupo promove a festa em que cada uma das 90 crianças atendidas pela creche, apadrinhadas por funcionários da Gonzaga, recebem brinquedos, com a presença do Papai Noel
Comemoração nas alturas: O presidente do Conselho de Administração do Grupo Noster, Maurício Schulman, o empresário Alfredo Gulin Neto e sua mãe, Maria Cristina Seixas Gulin, foram os anfitriões do jantar preparado pela chef Manu Buffara, na cobertura do Champagnat Corporate, para 60 convidados da AG7 Partners, nova empresa do setor imobiliário
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Na cidade em que o sistema de transporte público é visto como modelo, o número de carros em circulação só aumenta. Curitiba reflete o momento do setor automotivo no Brasil e no Paraná. Dados da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e do Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) – que representam mais de 700 concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários – mostram que as vendas de novembro alcançaram 30.114 unidades. Helmuth Altheim, presidente do Sincodiv e diretor-geral da Fenabrave, diz que somente o segmento de automóveis deve vender 21 mil unidades em dezembro, enquanto o setor como um todo deve alcançar entre 38 e 39 mil unidades, com crescimento também no setor de motos e caminhões. O ano deve fechar com 1% de aumento nas vendas sobre 2011, que totalizou 376.308 unidades no Paraná.

A compra do primeiro carro representou boa parte das vendas em 2012. Essa tendência continua?

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Existe endividamento e comprometimento de renda da população, mas o desemprego está em baixa, os salários do nosso Estado são atrativos em relação a demais localidades. Há grande procura pelos financiamentos e facilidades oferecidas pelos bancos.

Algumas montadoras anunciaram recentemente a instalação de novas fábricas no país, mas o Paraná ficou fora dessa leva. Por quê?

A vinda de novos fábricas é excelente em todos os sentidos: traz geração de empregos e renda, contribui para a formação do PIB e da massa tributária, aumenta recolhimento previdenciários e traz tecnologia e desenvolvimento. Haverá aumento da cadeia produtiva de peças para o setor e vantagens logísticas, além de aumento da demanda habitacional das regiões onde as plantas serão instaladas, enriquecendo municípios e estados. O Paraná não participou dessa leva pela falta incentivos fiscais do governo estadual para instalação de novas fábricas.

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fez muita diferença, impulsionando o mercado de novos. Há previsão para depois que acabar o incentivo?

A redução do imposto foi determinante para o segmento como um todo. No caso dos automóveis e comerciais leves, o volume de vendas poderia ter sido cerca de 3% menor em 2012 sem a redução. Sobre as vendas pós-redução, espera-se que o setor cresça um pouco mais que o PIB em 2013, mas projeções oficiais ainda não foram feitas.

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Como está a competitividade no setor com os diversos lançamentos das marcas ao longo de 2012?

Uma recente "vedete" foi a Hyundai com o lançamento do HB20. O modelo está com uma invejável lista de espera e deve alavancar, inclusive, a abertura de novas concessionárias. Agora, a Volks acaba de relançar o novo Fusca, que também poderá ser um belo competidor. Entretanto, praticamente todas as marcas tiveram lançamentos que primaram pela tecnologia e design, fatores que estão recebendo atenção redobrada pelo consumidor.

Como está o segmento de seminovos?

O departamento de seminovos das concessionárias já há alguns anos se tornou um setor tão profissional quanto o de novos. Todos os veículos que entram como parte de pagamento são avaliados e averiguados para revenda. O comprador do seminovo recebe a garantia sobre a qualidade do veículos. Sobre as vendas de usados, no Brasil o setor apresenta um crescimento de quase 4% na comparação de janeiro a outubro de 2011 com janeiro a outubro de 2012. No mesmo período, as vendas no Paraná caíram 2,90%.

O metrô em Curitiba afetaria o setor automotivo?

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A instalação do metrô seria interessante para a mobilidade da cidade e não compete com a venda de veículos, já que o consumidor que deseja ter seu carro efetua a compra mesmo podendo usar o transporte público.

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Morar, hospedar

A sexta edição da Morar Mais por Menos, em uma casa no Alto da XV, termina hoje, mas um gostinho da mostra de decoração ficará no Crowne Plaza Curitiba até quinta-feira, dia 13. O conceito de ambientes acessíveis, sofisticados e sustentáveis chegou ao lobby do hotel-boutique em ambiente projetado pela arquiteta Ivana Malczewski, com móveis feitos a partir de troncos e raízes de árvores recicladas e vidro temperado de cristal, além de belas obras de arte.

Tabelinha comercial

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Acaba de ser concretizada a parceria entre a construtora Embraed, de Santa Catarina, e a paranaense Apolar Imóveis. Durante evento com franqueados e corretores, terça-feira, foi lançada a campanha de vendas exclusiva para a Rede Apolar, que passa a comercializar os empreendimentos da Embraed nas mais de 80 franquias nos dois estados. Há 28 anos em Balneário Camboriú, a construtora é reconhecida pela qualidade em empreendimentos de alto padrão.

Tintim

A regional paranaense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-PR) promove amanhã festa de encerramento do ano no bar Santa Marta. No evento, será lançada a terceira edição da Revista ArqViva.

Arigatô, Brasil

A Toyota do Brasil chegou à marca histórica de 100 mil veículos vendidos em um ano. No total, foram emplacadas 100.354 unidades, somando todos os modelos produzidos no Mercosul – Corolla, Hilux, SW4 e Etios, e os importados RAV4 e Camry. O recém-lançado Etios teve participação importante, com mais de 4,3 mil carros comercializados. É a primeira vez que a montadora japonesa alcança esse volume de vendas desde que se instalou no Brasil, em 1958.

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