Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercosul

Venezuela autoriza transações com divisas por instituições privadas

A transação monitorada pelo Estado de moeda estrangeira através de corretoras e de bancos estatais e privados entrou nesta terça-feira (18) em vigor na Venezuela. A resolução do Banco Central da Venezuela (BCV) flexibiliza o controle do Estado sobre o câmbio, em vigor há 11 anos. Foi mantida, porém, a autorização para que o Banco Central e o Ministério das Finanças intervenham neste mercado quando julgarem necessário.

A negociação de divisas, que poderá ser feita em dinheiro ou em títulos, permitirá que as empresas repatriem seus dividendos e façam outras operações, informou o vice-presidente de economia do Executivo, Rafael Ramirez.

As transações em divisas serão feitas com uma taxa de câmbio de referência a ser publicado pelo BCV. Ramirez disse que, diferentemente de outros mecanismos de controle estatal, neste não haverá nenhum montante ou quota predefinidos a serem ofertados.

Ele observou que a ideia é que pessoas e empresas possam operar suas contas em dólares no país, mas não promover a fuga de capitais. Anteontem, o presidente do BCV, Nelson Merentes, disse que o governo enfrenta a crise econômica com diversas medidas, incluindo este novo mecanismo, que não anula o controle de 11 anos do Estado sobre o câmbio.

Na Venezuela, há um sistema de controle que deixa nas mãos do Estado a comercialização e a administração do mercado de moeda estrangeira. O sistema oferece vários níveis de compra de divisas com taxas de câmbio diferentes, dependendo do objetivo da transação.

Air Canada

O governo venezuelano afirmou hoje que estava rompendo os laços comerciais com a Air Canada. Ontem, alegando que não podia mais garantir a segurança de suas operações, a companhia aérea suspendeu os voos para o país.

"Relações comerciais com @ AirCanada estão encerradas a partir deste momento", escreveu o ministro dos Transportes Aéreos e Aquáticos, Hebert Garcia, em sua conta no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.