Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
viagem

Ver a despedida de Bento XVI custa a partir de R$ 5 mil

Christiane Erthal chegou a Roma com um grupo de turistas no dia da renúncia. | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
Christiane Erthal chegou a Roma com um grupo de turistas no dia da renúncia. (Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)

A última audiência de Bento XVI no Vaticano, marcada para o dia 27 de fevereiro, está no roteiro de alguns brasileiros. "Há clientes que esticaram a viagem para acompanhar a despedida do papa em Roma", conta o empresário Nelson Pires de Moraes Júnior, da Monte Carmelo Turismo, de Curitiba, especializada no segmento religioso. Mas o mercado não registrou aumento significativo na venda de viagens para a Itália por conta da renúncia do pontífice. A expectativa é que a procura aumente depois do anúncio do novo papa.

A notícia que surpreendeu o mundo na semana passada pegou o mercado de turismo de surpresa. "No segmento religioso, o peregrino organiza sua saída com antecedência. Poucos grupos se mobilizariam de uma hora para a outra para acompanhar a despedida, ainda que seja um fato histórico. A demanda por passagens é maior entre a imprensa e uns poucos turistas avulsos", diz Moraes Júnior.

Em caso de roteiros que envolvem autoridades, como a participação de audiências papais, é preciso fazer agendamentos prévios, com até um mês de atencedência. Sem contar que os preços de passagens hospedagem são desanimadores para quem faz planos de última hora. "Um pacote mínimo para Roma vai custar a partir de R$ 6 mil, e ainda com dificuldade para conseguir boas vagas na rede hoteleira", explica.

Na baixa temporada, uma viagem de cinco dias a Roma custa a partir de R$ 4.500, sem nenhum serviço especial incluído, apenas aéreo e hospedagem. "Em uma agência especializada em turismo religioso, o preço do pacote com serviços no setor, como tours nos museus, translados e agenda papal, o preço aumenta em torno de 60%", explica Pedro Kempe, da Domuns Viagens, de Curitiba.

A notícia da renúncia do papa durante o carnaval assustou a empresária Cristiane Erthal. Ela acompanhava um grupo de 24 pessoas que desembarcou em Roma no mesmo dia. A informação era tão inusitada que chegou a ser considerada uma brincadeira da guia quando ainda saíam do aeroporto. "Só ao chegarmos no hotel nós acreditamos. O lugar começou a lotar com jornalistas de todo o mundo. Fizemos nossos passeios no dia seguinte ainda ansiosos quanto à presença de Bento XVI na audiência que tínhamos agendado para quarta-feira (13)". Os turistas tiveram sorte: além de manter a agenda, o papa saudou os visitantes curitibanos, citando também os gaúchos que acompanhavam a cerimônia.

O noticiário que pode mudar o roteiro de uma viagem é uma das ferramentas para a criação de novos produtos turísticos, como também para definir estratégias de divulgação de destinos. Lugares que estão na mídia, em novelas ou programas de tevê, são os mais procurados pelo turista brasileiro. "Para atender a procura, são formatados pacotes que contemplam esses destinos. Da mesma maneira, acompanhamos as notícias para evitar zonas de conflito, como o Egito, ultimamente, e a Grécia, no ano passado. O produto continua, mas a divulgação é discreta", explica a gerente de produtos da Maktour Operadora, Fabianne Edelmann.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.