O movimento no comércio em Curitiba na véspera de Natal reflete a desaceleração do varejo em 2014. Sem as longas filas que caracterizam as compras da última hora, literalmente, os corredores dos shoppings e as ruas dos principais centros comerciais contam com uma movimentação normal de clientes. A concentração maior de pessoas se dá nos supermercados, onde os consumidores garantem os itens finais para a ceia natalina. A rua XV de Novembro, com forte comércio popular, esteve bem movimentada também.
No comércio, o pico das vendas aconteceu no último final de semana antes do Natal, nos dias 21 e 22 deste mês. Com o depósito da segunda parcela do décimo terceiro salário, os consumidores foram às compras para garantir os últimos presentes. "Tivemos o maior movimento da nossa história neste final de semana", afirma o gerente da Brinkedo Legal, Reginaldo José dos Santos.Ele explica que, por conta do movimento fraco ao longo do ano, os estoques da loja estavam baixos e alguns brinquedos se esgotaram logo no início da semana.
"Ficamos com medo de fazer um investimento muito grande e sobrar produtos para janeiro, mas os últimos dias foram bons e zeraram parte do estoque", explica. Mesmo assim, a loja fechou o ano com um volume de vendas cerca de 8% menor em relação a 2013.
A responsável pela loja de moda feminina Zayya, Edna Picauto, afirma os últimos dias antes do Natal decepcionaram. "Na véspera mesmo o movimento foi fraco. É um pouco o reflexo de como foi o ano todo", completa.Quem deixou a compra para o último dia, estava atrás de algum presente esquecido ou de promoção de última hora. "Tinha esquecido a lembrança do amigo-secreto da família", confessa a administradora Célia Virgílio, que comprou os outros presentes de Natal no início do mês.
Início do mês
Segundo a gerente de marketing do Shopping Palladium, Maria Aparecida de Oliveira, maior parte dos consumidores tentou adiantar as compras para o início do mês, quando o comércio enfrentou um maior movimento. "As promoções e sorteios dos shoppings atraem mais as pessoas para o início do mês, especialmente", afirma.Os shoppings da cidade ficam abertos até as 18 horas.
Véspera de Natal
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast