A Viação Garcia tem uma frota de 500 ônibus em operação| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

80 anos é a idade da Viação Garcia, que está entre as cinco maiores empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do país. A Garcia tem uma frota de 500 ônibus e percorre 5,5 milhões de quilômetros por mês nas linhas que ligam os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

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A empresa Brasil Sul Linhas Rodoviárias anunciou ontem a aquisição de 49,9% do controle societário da Viação Garcia, uma das mais tradicionais empresas do ramo no Paraná. Em nota, a Garcia informou que o restante da aquisição ocorrerá somente depois das autorizações dos órgãos concedentes das linhas intermunicipais e interestaduais. É a segunda operação de venda da Garcia em menos de quatro anos.

A negociação com a Brasil Sul foi iniciada em dezembro passado e finalizada na última quinta-feira. Os valores da aquisição não foram revelados. As empresas manterão seus nomes e uma fusão operacional será realizada, formando o Grupo Garcia Brasil Sul. "A troca de experiências entre as empresas, colocando toda a tradição da Garcia com a modernidade da Brasil Sul, refletirá diretamente na qualidade operacional do serviço prestado ao nosso passageiro", informou a nota, creditada aos novos proprietários.

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A reportagem tentou ouvir os diretores das duas empresas, mas a informação foi de que que não concederiam entrevistas em razão das reuniões operacionais.

Histórico

A Viação Garcia foi fundada em 1934 pelos mecânicos Mathias Heim, imigrante alemão, e Celso Garcia Cid, de origem espanhola. O primeiro veículo da empresa foi um caminhão adaptado em jardineira. Em 1937, Heim vendeu a parte dele da sociedade para o espanhol José Garcia Villar.

Em novembro de 2010, a família Garcia vendeu a empresa para o empresário gaúcho Mário Luft, proprietário do Grupo Luft Logistics, de São Paulo (SP). Na ocasião, o valor da transação – que incluía as Viações Ouro Branco e Princesa do Ivaí, além de 37 garagens – chegou a aproximadamente R$ 400 milhões. Dois anos depois, o negócio foi parar na Justiça devido ao não pagamento de parcelas da venda.

A Brasil Sul foi fundada em 2004, a partir de uma dissolução parcial da empresa Expresso Nordeste, de Campo Mourão. A companhia oferece rotas para cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa tem sede administrativa e a garagem central em Londrina.

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