O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), o português Vitor Constâncio, pediu nesta sexta-feira ao governo espanhol que dê uma "resposta urgente" sobre o resgate aos bancos para "acalmar os mercados".
"Os bancos espanhóis precisam da recapitalização", disse Constâncio a uma comissão parlamentar.
A Espanha, cuja nota da dívida foi reduzida pela Fitch na quinta-feira em três escalões, está submetida atualmente a uma forte pressão dos mercados para que peça um resgate europeu para seus bancos.
Rumores de que Madri poderia solicitar ajuda europeia para seus bancos neste sábado em uma suposta teleconferência entre os líderes europeus permearam as apostas de mercado nesta sessão.
"Não estou a par desta conferência", disse à AFP a porta-voz do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, afirmando que não faria nenhum comentário sobre a iminência de um resgate: "nós repetimos o que disse ontem (quinta-feira) o presidente Mariano Rajoy: não comentamos especulações".
Também a Comissão Europeia afirmou que "não tem notícias de uma solicitação de ajuda financeira por parte da Espanha", mas confessou que está preparada para tal eventualidade.
Uma reunião de altos funcionários de finanças da zona euro poderia, no entanto, acontecer neste final de semana, disseram à AFP duas fontes diplomáticas europeias.
"O 'Euro working group' (grupo de trabalho do Eurogrupo) está preparado, pronto para reunir-se neste fim de semana caso haja um pedido da Espanha", disse à AFP uma destas fontes.
- Principais bolsas europeias fecham em queda, à exceção de Madri
- Espanha deve pedir no sábado que UE ajude bancos
- Espanhol Rajoy tenta se firmar após começo turbulento
- Fitch reduz nota de 4 regiões e várias cidades espanholas
- Governo espanhol anuncia terceira rodada de saneamentos nos bancos
- Agência rebaixa rating da dívida espanhola