Ao contrário de muitas novidades que a tecnologia traz, as mídias sociais não surgiram como um modismo, mas representam um grande processo de evolução não só do homem, mas também tecnológica, diz Fernanda Musardo, consultora digital, especialista em redes sociais e inovação digital.
Fernanda Musardo vai ministrar o curso de Mídias Sociais na Aldeia Coworking, em Curitiba, entre os dias 7 e 10 de maio. Sua relação profissional com as mídias sociais começou há cerca de três anos. "Passei a observar o sucesso de alguns profissionais e o posicionamento de algumas empresas. Foi aí que resolvi me juntar a um grupo de twitteiros de São Paulo e criamos o Encontro de Twitteiros Culturais (ETC). A partir de Curitiba eu fazia a curadoria regional e nacional".Acompanhe a entrevista que Fernanda Musardo deu à Gazeta do Povo, por e-mail.
As mídias sociais vieram para ficar ou estamos falando de um modismo?
Estamos ainda no começo, vamos aprender a nos comportar nestes canais, vamos aprender a aproveitar mais as oportunidades e o alcance que estas tecnologias nos trazem. Precisamos lembrar que o acesso à internet no Brasil ainda não é algo tão abrangente quanto imaginamos, e que ainda temos muita gente desconectada, ou que não usa a web frequentemente. O serviço de internet no Brasil é caro. Os bloqueios culturais ainda são grandes. Novos canais de mídia social serão criados, novos cairão na "graça". Mas utilizar os canais de mídia social não é moda, não foi algo criado este ano ou há pouco tempo, é um grande processo de evolução não só do homem, como tecnológica também.
As empresas, principalmente as grandes, sabem lidar com as mídias sociais?
Temos dois cenários. As grandes empresas que sabem como aproveitar, mas que esbarram no processo burocrático e cultural, na questão de política interna mesmo. E aquelas que, por ser algo novo, ficam inseguras, o que torna o trabalho para elas mais complexo do que realmente é.
Pode citar cases de sucesso?
O Ponto Frio já está se transformando em um clássico case de sucesso. Não tem como não falar do sucesso que eles fazem na mídia social.
Pode citar exemplos de empresas que não alcançaram bons resultados?
Não é um caso de fracasso, mas de um fato que para mim é muito importante: o caso das Melisseiras (http://www.melissa.com.br/blog2012/pt/arquivo/2012/2/comunicado-oficial-melissa). Uma grande marca reconhecer que falhou e assumir isso publicamente já é algo fantástico, mas o que marcou foi a frase de Paulo Antônio Pedó Filho, gerente da divisão Melissa: "É o fato de termos convicção de que não somos mais os donos da marca Melissa, ela pertence às nossas fãs". (VF)
Serviço:
As aulas de Fernanda Musardo serão ministradas das 19h30 às 22h30. O custo da inscrição é R$ 200 até o dia 24 de abril. Após essa data, R$ 280.
Mais informações: www.aldeiaco.com.br/eventos, euvou@aldeiaco.com.br e (41) 3018-6003.
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