A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (15) que seu console Xbox One passará a ter compatibilidade com jogos da plataforma anterior, o Xbox 360. A função está disponível em fase de testes restrita a desenvolvedores e chegará ao público em geral até dezembro, segundo a empresa.
A enorme apresentação da companhia, que antecede a abertura da feira E3, realizada entre esta terça (16) e a quinta (18) em Los Angeles, e a das concorrentes Nintendo e Sony, teve também a apresentação de um novo controle, com entrada para fone de ouvido e módulos desmontáveis, e o anúncio de uma versão de “Minecraft” para realidade virtual.
Na linha “nostálgica”, a desenvolvedora Rare, que completa 30 anos de fundação neste ano, mostrou uma compilação que será lançada no dia 4 de agosto para Xbox One com 30 jogos, entre os quais os populares “Conker”, “Banjo Kazooie” e “Perfect Dark”.
Para a compatibilidade retroativa do videogame, os jogos serão adaptados gradualmente e lançados em pacotes. Até o fim deste ano, segundo a empresa, centenas de títulos, como “Mass Effect”, serão disponibilizados.
Donos do jogo para Xbox 360 não precisarão pagar novamente, mas os demais terão de fazer a compra normalmente.
A conferência de imprensa desta segunda teve também a demonstração e alguns detalhes sobre alguns dos títulos mais importantes para a empresa, como os novos “Halo”, “Tom Clancy’s”, “Gears of War”, “Fallout”, “Forza” e “Tomb Raider”, que serão lançados no fim do ano.
Para a frente de realidade virtual, a fabricante do Windows disse que está trabalhando com a divisão de “VR” (“virtual reality”) da Valve, desenvolvedora de “Half Life”.
Recentemente, o Facebook revelou que seus óculos de VR, os Rift, serão vendidos a partir do começo do ano que vem, com compatibilidade com videogame da Microsoft. Nesta segunda, a empresa deu alguns outros detalhes, como a possibilidade de jogar games do Xbox One usando um PC com Windows 10 servindo de “ponte”.
A edição de realidade virtual do “Minecraft”, popular game considerado educativo adquirido no ano passado pela empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen, está longe de chegar ao público, contudo.
A impressionante demonstração feita pela empresa usa o dispositivo HoloLens, que é uma espécie de protótipo da Microsoft no segmento, sem previsão de venda. Usando uma câmera especial que emula o funcionamento do HoloLens, dois executivos da desenvolvedora do game projetaram o game na parede atrás do palco e numa mesa de madeira. Comandos de voz também eram compreendidos.
Anúncios das empresas EA, Nintendo, Sony e Square Enix serão realizados ao longo dos próximos dias.