Mais duas vinícolas francesas estão agora nas mãos de chineses. O bilionário chinês Jack Ma, fundador do portal de comércio eletrônico Alibaba, comprou duas vinícolas na tradicional região de Bordeaux por cerca de 12 milhões de euros (US$ 13,5 milhões).
Mais de 100 propriedades da região vinícola do Sudeste da França são de milionários chineses, em busca da diversificação de seus negócios. Isso representa 1,5% das cerca de sete mil vinícolas da área.
Parte do apelo para o negócio está nos castelos que estão nessas propriedades. A China é o maior consumidor de vinho tinto no mundo e é o maior mercado exportador para Bordeaux.
Propriedades
As propriedades Chateau Guerry e Chateau Perenne datam do século XVIII e eram do magnata dos vinhos Bernard Magrez, que confirmou o negócio à AFP. Em fevereiro, Ma já tinha comprado o Chateau de Sours, também na região de Bordeaux.
O Chateau Perenne tem mais de 64 hectares e produz cerca de 500 mil garrafas de vinho tinto e branco por ano. Já o Chateau Guerry é a mais antiga propriedade da área de Cotes de Bourg, com produção de 84 mil garrafas de vinho tinto por ano em 20 hectares.
Segundo Bernard Magrez, a venda das propriedades está ligada a uma estratégia de se concentrar nos vinhos de mais alto nível, deixando para trás os vinhos mais simples.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast