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Evento cultural

“Virada” anima comércio do Centro de Curitiba

Chain Jaber, que tem loja na Riachuelo, espera vender 15% mais no evento | Walter Alves/Gazeta do Povo
Chain Jaber, que tem loja na Riachuelo, espera vender 15% mais no evento (Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)

A Virada Cultural, marcada para o próximo fim de semana, anima comerciantes de quatro locais da região central de Curitiba. A expectativa é de lojas cheias, restaurantes lotados e hotéis com alta ocupação. O Instituto Municipal de Turismo estima que 200 mil pessoas transitem pelos quatro locais que receberão apresentações do evento, entre elas 18 mil turistas (9% do total).

O evento ocorre do meio-dia de sábado às 15 horas de domingo, em palcos instalados na Praça da Espanha (no bairro Bigorrilho), na Praça Nossa Senhora da Salete (Centro Cívico), nas ruínas do bairro São Francisco e na Rua Riachuelo, no Centro.

"Nossa expectativa é que o fluxo de turistas na cidade em 2010 aumente 10% em relação ao ano passado. E a Virada Cultural vai contribuir bastante para isso. Sabemos que muitas pessoas estão vindo do interior do estado, maior mercado emissor de turistas para Curitiba, e também de Santa Catarina e São Paulo", destaca Juliana Vosnika, presidente do Instituto.

Os palcos da Virada vão receber grupos e artistas nacionais como Roberto Carlos, Pato Fu, Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Mart’nália e Sandra de Sá, entre outros. Nesses locais, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) realizou um trabalho junto aos comerciantes para orientá-los e ajudá-los nos preparativos para receber o público do evento.

"Nós fizemos uma semana de ‘blitze’ nesses locais para orientar os comerciantes quanto a reforçar o número de funcionários e o estoque de produtos, além de estender o horário de funcionamento. Eles precisam estar preparados para um fluxo maior de pessoas. Todos estão bastante empolgados", afirma o coordenador de produção da Virada Cul­­tural da FCC, Crizanto Westpha­­len. Ele ressalta que o evento tende a movimentar o comércio num período tradicionalmente mais fraco.

Chain Jaber, vice-presidente da associação de comerciantes da Rua Riachuelo e proprietário da loja Moda Mariana, contratou duas funcionárias especialmente para a data e vai manter as portas abertas até mais tarde. "Todos os comerciantes estão trabalhando para atender bem o público e vender mais. Acredito que teremos um incremento em torno de 15% nas vendas."

De acordo com a Fundação, cerca de 15 mil pessoas devem assistir aos shows na Rua Riachuelo ao longo do dia, podendo chegar a 6 mil simultaneamente. Na Praça da Espanha, o pico deve ser de 4 mil pessoas ao mesmo tempo. Para atender à demanda, o restaurante Pata Negra, localizado no local, reforçou o estoque de comida e bebida. "Estamos acostumados a atender 600 pessoas no fim de semana. Com o evento e tempo bom, nossa expectativa é um aumento de 30% no movimento", diz o responsável pelo departamento de compras do estabelecimento, João Paulo Brandalize.

A expectativa da organização é que 50 mil pessoas – o maior público do evento – assistam à apresentação gratuita do cantor Roberto Carlos, marcada para as 20 horas de sábado, na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. O show faz parte da comemoração dos 50 anos da RPC TV.

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