Chain Jaber, que tem loja na Riachuelo, espera vender 15% mais no evento| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Hotéis

Ocupação vai subir no fim de semana

A Virada Cultural também está ajudando a elevar as reservas nos hotéis de Curitiba, que tradicionalmente sofrem com baixa ocupação nos fins de semana. "O evento será mais uma data no calendário de evento da cidade, uma ação para ajudar a reverter esse quadro", diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

O hotel Crowne Plaza, no bairro São Francisco, está oferecendo uma diária mais barata para o fim de semana do evento. "Fizemos um reforço na divulgação para o nosso mailing de clientes no interior do Paraná e de Santa Catarina. O hotel está com ocupação de 72%, sendo 12% por conta do pacote", destaca a gerente de marketing do Crowne, Fernanda Assis. O hotel dobrou a equipe de alimentação e estuda desenvolver um cardápio especial. "Estamos no meio do burburinho. As pessoas podem sair caminhando do hotel e chegar facilmente a três dos principais locais de shows. Estamos bolando um cardápio com lanches rápidos, tanto para hóspedes como para quem estiver de passagem." (CGF)

CARREGANDO :)

A Virada Cultural, marcada para o próximo fim de semana, anima comerciantes de quatro locais da região central de Curitiba. A expectativa é de lojas cheias, restaurantes lotados e hotéis com alta ocupação. O Instituto Municipal de Turismo estima que 200 mil pessoas transitem pelos quatro locais que receberão apresentações do evento, entre elas 18 mil turistas (9% do total).

O evento ocorre do meio-dia de sábado às 15 horas de domingo, em palcos instalados na Praça da Espanha (no bairro Bigorrilho), na Praça Nossa Senhora da Salete (Centro Cívico), nas ruínas do bairro São Francisco e na Rua Riachuelo, no Centro.

Publicidade

"Nossa expectativa é que o fluxo de turistas na cidade em 2010 aumente 10% em relação ao ano passado. E a Virada Cultural vai contribuir bastante para isso. Sabemos que muitas pessoas estão vindo do interior do estado, maior mercado emissor de turistas para Curitiba, e também de Santa Catarina e São Paulo", destaca Juliana Vosnika, presidente do Instituto.

Os palcos da Virada vão receber grupos e artistas nacionais como Roberto Carlos, Pato Fu, Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Mart’nália e Sandra de Sá, entre outros. Nesses locais, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) realizou um trabalho junto aos comerciantes para orientá-los e ajudá-los nos preparativos para receber o público do evento.

"Nós fizemos uma semana de ‘blitze’ nesses locais para orientar os comerciantes quanto a reforçar o número de funcionários e o estoque de produtos, além de estender o horário de funcionamento. Eles precisam estar preparados para um fluxo maior de pessoas. Todos estão bastante empolgados", afirma o coordenador de produção da Virada Cul­­tural da FCC, Crizanto Westpha­­len. Ele ressalta que o evento tende a movimentar o comércio num período tradicionalmente mais fraco.

Chain Jaber, vice-presidente da associação de comerciantes da Rua Riachuelo e proprietário da loja Moda Mariana, contratou duas funcionárias especialmente para a data e vai manter as portas abertas até mais tarde. "Todos os comerciantes estão trabalhando para atender bem o público e vender mais. Acredito que teremos um incremento em torno de 15% nas vendas."

De acordo com a Fundação, cerca de 15 mil pessoas devem assistir aos shows na Rua Riachuelo ao longo do dia, podendo chegar a 6 mil simultaneamente. Na Praça da Espanha, o pico deve ser de 4 mil pessoas ao mesmo tempo. Para atender à demanda, o restaurante Pata Negra, localizado no local, reforçou o estoque de comida e bebida. "Estamos acostumados a atender 600 pessoas no fim de semana. Com o evento e tempo bom, nossa expectativa é um aumento de 30% no movimento", diz o responsável pelo departamento de compras do estabelecimento, João Paulo Brandalize.

Publicidade

A expectativa da organização é que 50 mil pessoas – o maior público do evento – assistam à apresentação gratuita do cantor Roberto Carlos, marcada para as 20 horas de sábado, na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. O show faz parte da comemoração dos 50 anos da RPC TV.

Interatividade

O que Curitiba deve fazer para atrair mais turistas, especialmente nos fins de semana?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Publicidade