Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boletim

Virando os olhos para a Região Sul

 | Divulgação

A Região Sul é o foco em 2011 no projeto de expansão do Spoleto, empresa líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil. Segundo Mário Chady (foto), diretor do Grupo Umbria, detentor das marcas Spoleto, Domino's Pizza e Koni Store, o objetivo é aumentar em 50% a presença nos estados do Sul. O processo começa na próxima quarta-feira quando a marca inaugura sua 9.ª loja na Região Sul, na área de gastronomia do ParkShoppingBarigüi. No ano passado, o Spoleto faturou R$ 290 milhões, 15% a mais do que no ano anterior.

Quais são os planos de expansão da marca em 2011?

O Sul será o foco da empresa no próximo ano. Queremos aumentar de forma significativa a nossa presença. Já estamos buscando parceiros e empreendedores locais para participarem desse processo.

Hoje, o Grupo Umbria conta com 259 lojas espalhadas pelo Brasil, das quais apenas nove na Região Sul. Qual o motivo de a empresa ter levado alguns anos para se voltar para cá?

Era uma questão de foco. A marca começou em 1999, no eixo Rio-São Paulo. Afinal, são os maiores mercados do Brasil. Os dois estados foram ocupados com maior velocidade e, hoje, 78% das operações estão ali. Depois, começamos uma presença significativa em Minas Gerais e no Distrito Federal. Agora, o foco é o Sul. Acreditamos que a região tem muito potencial.

O foco são as capitais dos estados do Sul ou cidades do interior também?

Nós estamos buscando parceiros para ocupação tanto nas capitais como nas cidades do interior. O Spoleto pode estar em shoppings e também ser loja de rua. Por exemplo, em Curitiba, nossas duas lojas apresentam crescimento de 20% nas vendas em relação a 2008. Sinal de que existe um ótimo mercado para ser explorado.

A loja que será inaugurada em Curitiba chega com o novo conceito Spoleto 21. O que é esse projeto?

É um projeto com os pilares social, econômico e ecológico. Vamos aliar as melhores práticas econômicas às de gestão ambiental. Ou seja, aumentar a eficiência das operações desde quando ainda estamos desenvolvendo o projeto, passando pela escolha dos equipamentos e uso dos espaços até as ações do dia a dia. O objetivo é reduzir custos, otimizar os processos, diminuir investimento e aumentar a rentabilidade dos franqueados.

Quando esse conceito estará implantado em todas as lojas da rede?

Nossa intenção é adaptar as 259 lojas até o fim de 2011.

* * * * *

Imposto a perder de vista

Que a carga tributária sobe sem tréguas, todo mundo sabe. Mas só se consegue medir a intensidade dessa escalada diante de dados como o da Associação Comercial de São Paulo, cujo Impostômetro baterá a marca de R$ 1 trilhão na terça-feira. Ou seja, 49 dias antes que em 2008, quando esse valor foi alcançado em 14 de dezembro.

Com isso, já se prevê que o ano vai fechar com aproximadamente R$ 1,2 trilhão de impostos recolhidos, cerca de R$ 112 bilhões a mais do que em 2009 – o que equivale a quase três arrecadações da CPMF. Nos cálculos do IBPT, a arrecadação tributária está crescendo 14% ao ano nominalmente. Ou perto de 10%, se excluída a inflação.

Acessibilidade

Clientes da Caixa com deficiência visual já podem usar os recursos do site na internet para fazer investimentos, consultar cartões de crédito e pagar faturas, entre outros serviços. Quem pretende usar o internet banking tem de entrar em contato com o gerente de sua agência e pedir a habilitação do serviço.

Outras adaptações foram feitas pela Caixa para atender necessidades especiais. Há caixas eletrônicos para deficientes visuais e extrato mensal em caracteres ampliados ou em braile.

Luxo só!

O mercado do luxo brasileiro deve crescer 22% em 2010, segundo um consagrado especialista no assunto, o consultor Carlos Ferreirinha, ex-diretor-geral da Louis Vuitton no Brasil. País de grandes contrastes – apesar da espantosa escalada da classe média nos últimos cinco anos –, o Brasil representa apenas entre 1% e 2% do faturamento mundial do mercado do luxo. Mas está com o pé no acelerador: neste ano nos tornamos os maiores consumidores de Miami e Nova York, com o maior e mais importante tíquete médio de consumo em todo o mercado norte-americano.

Em Curitiba, os investidores também correm atrás dos consumidores bem abonados. O primeiro showroom de móveis da Diesel – marca italiana famosa no mundo da moda – está instalado na Inove Decoração e Design, que exibe peças da mesma coleção lançada em abril na Feira Internacional do Móvel de Milão.

Cervejas

A franquia Mr. Beer, revendedora de rótulos de cervejas artesanais e importadas, inaugurou um quiosque no Shopping Catuaí, em Londrina, o primeiro desse tipo no Paraná. A rede de franquias surgiu em 2009 na capital paulista e oferece mais de 100 marcas de muitos países, alguns com custo semelhante ao de um champagne, como a cerveja Deus.

Mudança ecológica

O Itaú recebe, até 30 de novembro, as inscrições para o Programa Ecomudança, que estimula e fomenta projetos que contribuam para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Em 2010, o investimento nos projetos escolhidos envolverá o total de até R$ 440 mil.

O Instituto Ideia Ambiental, de Curitiba, uma das instituições selecionadas no ano passado, está desenvolvendo uma tecnologia de substituição de óleo diesel por pellets, biomassa vegetal na forma de granulados, em fornalhas de aquecimento de piche de usina de asfalto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.