RFID é o acrônimo de Radio Frequency Identification. São minúsculos circuitos integrados ("chips") que contêm informações. Mais especificamente: "RFID é a última palavra na tendência de miniaturização de computadores. Os chips são computadores minúsculos com recursos limitados que dispensam o uso de bateria. São alimentados de forma indutiva pelos dispositivos externos que efetuam sua leitura, os leitores de RFID. Quando ativado, o chip decodifica a solicitação e gera uma resposta usando a própria energia da onda de rádio recebida. Sua capacidade de processamento é limitada e armazena um máximo de 1024 bits de informação".
Esses chips são a grande aposta da indústria, que espera usá-los para finalidades que vão desde a rotulagem de mercadorias e controle de estoques até a identificação de animais, através de implantes subcutâneos, e humanos: prisões de algumas cidades dos EUA usam pulseiras metálicas com chips RFID para identificar e localizar prisioneiros dentro dos estabelecimentos, muitas empresas estão anexando chips RFID aos crachás de seus funcionários e todo passaporte americano passou a conter um chip RFID. Quando todas as mercadorias de um supermercado dispuserem de seus chips RFID (e essa é a tendência do comércio), basta passar com o carrinho de compras em frente à caixa para computar o total e imprimir a nota discriminada.
Parece um sonho, mas pode se transformar em pesadelo. Há duas semanas, a Faculdade de Ciências da Universidade livre de Amsterdam, publicou o trabalho científico intitulado "RFID Viruses and Worms" (Vírus e vermes RFID) que descreve a tecnologia RFID e a arquitetura de sistemas RFID, levanta suas vulnerabilidades, explica como desenvolver vírus e vermes para eles e descreve como se defender disso. Uma das autoras, a estudante Melanie R. Rieback, escreveu um trabalho intitulado "Is Your Cat Infected with a Computer Virus?" no qual comenta algumas das possíveis conseqüências.
Por exemplo: um container com um chip RFID infectado é desembarcado em um porto. Quando as informações deste chip forem lidas, elas propagarão a infecção para os chips RFID dos containers vizinhos, que agirão como elemento de disseminação do vírus em escala mundial. E uma única caixa de mercadoria com um chip contaminado pode derrubar o sistema de toda uma rede de supermercados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião