O estudante de administração Antoine Dodson ficou até as 2h30 da manhã no Facebook naquele dia. Trocando mensagens com a família pela rede social, ele jamais poderia imaginar que estaria prestes a viver uma das piores noites de sua vida.
Morador de Lincoln Park, em Huntsville, no Alabama, Dodson deitou-se e acordou meia hora depois com um barulho estranho: sua irmã parecia estar lutando com alguém. Ele pulou do sofá onde dormia e, ao chegar ao corredor, viu a cena terrível. Um homem havia invadido a casa e estava sobre sua irmã, no chão, tentando sufocá-la. Dodson agiu rápido e jogou-o contra a parede. O bandido bateu a cabeça e se arrastou até a cozinha. A família Dodson Antoine, a irmã e a sobrinha temia que ele fosse pegar uma arma. Antoine trancou-as no quarto e pediu que chamassem ajuda. A polícia foi acionada, mas o invasor havia fugido.
Uma equipe da emissora de tevê local foi ao conjunto de prédios em Lincoln Park para entrevistar Dodson e sua irmã. Exaltado, ele bradava contra o invasor. "Você não precisa voltar para confessar. Nós vamos te achar", disse Antoine. Apesar da seriedade do tema, o tom de voz de Antoine, seu olhar e as palavras ameaçadoras com sotaque pesado do rapaz soaram engraçadas quando a reportagem chegou ao YouTube. A internet adora essas coisas.
Mas aí vieram os Gregory Brothers. Os irmãos de Nova York ganham a vida musicando trechos de notícias e vendendo as canções resultantes, invariavelmente pegajosas (mas nem por isso ruins) na iTunes Store, em um projeto chamado Autotune The News. O destino cruzou a matéria sobre a invasão do apartamento dos Dodson com o talento dos irmãos Gregory, e a nova versão, agora cantada, transformou a vida do então estudante de administração. No total, todas as versões da reportagem original publicadas no YouTube somam mais de 40 milhões de visualizações em apenas dois meses.
A fama de Antoine ultrapassou os limites da rede está nas ruas. "Desde o vídeo, as pessoas sabem quem eu sou. Dou autógrafos e tiro fotos com fãs o tempo todo", contou, por telefone, em entrevista à reportagem. "Eu vejo como uma bênção disfarçada. Começou de um jeito horrível, mas teve um final bem sucedido", concluiu.
Há duas semanas, Dodson comprou uma casa fora de Lincoln Park, é claro, pois ele preza pela segurança da família com o dinheiro que ganhou desde que o intruso invadiu sua casa. É que além de ganhar 50% do lucro que os irmãos Gregory obtêm na iTunes Store com a venda de "Bed Intruder Song", como ficou conhecida a música, ele contratou um agente e começou a vender camisetas com os bordões que ficaram famosos no vídeo. Elas entregam os produtos no Brasil.