A operadora Vivo e a fabricante canadense Research in Motion (RIM) fizeram na semana passada o lançamento nacional do mais recente smartphone da linha BlackBerry: o Curve 8300. Com design inovador (principalmente para os padrões mais conservadores da RIM), o modelo possui teclado QWERTY (similar ao de um computador) e câmera de 2 megapixels, com flash e zoom de 5x e é quadriband (funciona em qualquer rede GSM do mundo). Além disso, conta com os recursos de envio e recebimento de e-mails em tempo real, acesso à internet, sincronização de calendário, contatos e tarefas e a visualização de documentos, planilhas, apresentações e arquivos PDF.
Segundo o diretor da Vivo para o Paraná e Santa Catarina, André Caio, o mercado de PDAs e smartphones tem muito potencial de crescimento, principalmente no segmento de pessoa física. "A necessidade de alguns anos atrás era de voz, ou seja, as pessoas queriam ser encontradas pelo celular onde quer que elas fossem. Hoje, elas querem acessar os dados de seus computadores", explica.
Em mercados maduros, como a área do código 41 (que abrange Curitiba, parte da região metropolitana e litoral do Paraná), onde há 73 celulares para cada 100 habitantes, essa procura por celulares inteligentes é ainda maior. "Nessas regiões, existe uma abertura maior para essas soluções e mais demanda por tecnologia", resume Caio.
O BlackBerry Curve tem um tamanho reduzido mede apenas 10,7 centímetros de altura por 6 de largura e pesa 110 gramas.
Com esse lançamento, a RIM passa a ter quatro modelos de PDAs no Brasil. Os outros são o BlackBerry Pearl, com foco nos consumidores individuais, e os tradicionais BlackBerry 8700 e 7290. Ao contratar o plano pós-pago Vivo Escolha 350 e o pacote de dados com navegação ilimitada (R$ 70 mensais), o aparelho tem um valor de R$ 750.