A operadora de telecomunicações Vivo lançou nesta terça-feira (7) em Curitiba, o serviço de ligações por celular via rádio. A novidade faz com que a empresa dispute o mercado de comunicação com a Nextel, principal operadora do segmento no Brasil. Inicialmente o serviço estará disponível no Paraná, mas a partir da segunda quinzena de julho já deverá ser estendido para todo o país.

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Para o serviço batizado como Vivo Direto, a operadora vai usar redes GSM, presente em 3.661 municípios, e a 3G, em 1.421 municípios. Para o CEO da Telefónica Brasil – grupo que gerencia a empresa –, Luis Miguel Gilpérez, a maior área de cobertura, que será o dobro do que a concorrência oferece, é uma das diferenças entre o serviço. O sistema já está em operação em outros países da América Latina. Segundo Henrique Mello, gerente brasileiro da Conectel, empresa que presta serviços de telecomunicações para a Telefónica, a Venezuela é o único país que não possui esse serviço na região.

Para entrar no mercado brasileiro, a Vivo vai oferecer planos a partir de R$ 29,90 para ligações ilimitadas via rádio. Os aparelhos Nokia 2710, de segunda geração, e Blackberry Curve 9300 serão os primeiros a contar com o serviço. Até o fim do ano, a empresa estima que a opção estará disponível para sete opções de aparelhos, já que o serviço só funciona em celulares com um botão específico para acionar o rádio.

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No lançamento do serviço, em Curitiba, a Vivo realizou demonstrações de como funciona a comunicação via rádio estabelecendo contatos com outras regionais do Paraná. Para a empresa, entre as vantagens da mudança para o celular via rádio estão a manutenção do mesmo número e a possibilidade de se falar com sete pessoas simultaneamente.

A Vivo tem 62 milhões de clientes no Brasil. Em 2011, a operadora deverá investir R$ 2,5 bilhões em serviços. Mais informações sobre o novo serviço no site www.vivo.com.br/vivodireto.