Montagem baseada em aparelho de tevê 3D da linha Sony LX: upgrade necessário no televisor, blu-ray player, home theater e console de videogame| Foto: Divulgação

Sem Copa, mas com Kaká

Mesmo sem a transmissão ao vivo dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul em 3D no Brasil, a Sony aposta no evento para disseminar sua linha de produtos com a nova tecnologia.

Em uma parceria inédita com a Fifa, a empresa vai captar imagens em 3D de 25 partidas do evento, incluindo todos os jogos do Brasil na primeira fase.

Essas imagens se­­­­rão transmitidas em supertelões de LED, de 280 polegadas, durante a Fan Fest, evento promovido pela Fifa em sete cidades ao redor do mundo – Berlim, Londres, Cidade do Cabo, Paris, Rio de Janeiro, Roma e Sydney), com a transmissão de imagens da Copa em 3D. A empresa terá ainda os direitos sobre o lançamento do Blu-ray oficial do evento.

Para divulgar a novidade a empresa escolheu o jogador brasileiro Kaká, do Real Madrid, nomeado "Embaixador da Terceira Dimensão", para a campanha global de divulgação da marca.

"O patrocínio da Copa do Mundo nos permite alavancar esta tecnologia e os nossos principais produtos, que apresentam uma experiência visual única para gerar um 3D de excelente qualidade", afirma o gerente de Comunicação e Propaganda da Sony Brasil, Lucio Pereira.

A plano da empresa é ser a marca líder em entretenimento, e para isso aposta na tecnologia 3D desenvolvida por ela. A experiência vai desde a de filmes e conteúdos, através da Sony Pictures, à consumo de jogos eletrônicos com o PlayStation 3.

Para os usuários do PS3, será possível visualizar os jogos em três dimensões apenas com uma atualização do software do equipamento – é claro que também é preciso ter um televisor compatível com essa tecnologia.

A primeira atualização de firmware para jogos em 3D estará disponível em agosto – quando a linha de televisores 3D chegar ao mercado. Já a atualização que permitirá a leitura de blu-ray em 3D pelo PS3 só estará disponível em uma segunda fase. A empresa também promete o lançamento de novos títulos com a tecnologia 3D, além de relançamento de clássicos do console. A Sony também anunciou que deve oficializar o lançamento do PS3 no Brasil ainda no segundo semestre deste ano.

Jundo com as televisões, também chegam ao mercado o blu-ray player 3D (BDP-S470) e o Home Theater in a Box (HT-SS370), preparados para a recepção e envio de sinal em 3D.

Experiências

A primeira ação em 3D da Sony no Brasil foi a captação e geração do sinal em 3D do Carnaval 2010, no sambódromo do Rio de Janei­ro, em parceria com a Rede Glo­bo. As imagens, ao vivo, foram transmitidas em televisores da marca em três camarotes durante os desfiles.

Outra ação envolveu a etapa brasileira da Fórmula Indy em São Paulo, marcando a primeira transmissão de uma corrida em 3D no mundo.

CARREGANDO :)
Óculos 3D da Sony: preço não divulgado
Console do PS3: atualização do firmware em agosto
CARREGANDO :)

Ao lançar sua nova linha de televisores Bravia no Brasil, a Sony anunciou o início de uma revolução no mundo do entretenimento, pautada na tecnologia 3D. Mas, para a grande maioria dos consumidores, ver filmes, transmissões ao vivo ou jogar videogame em terceira dimensão permanecerá como uma experiência relacionada ao mundo da ficção científica ou a um futuro não imediato.

Isso porque, para desfrutar da inovação, o upgrade deve ser total: televisor, blu-ray player, home theater e console de videogame (como o assunto é Sony, o PlayStaition) deverão ser trocados ou atualizados para os novos modelos, compatíveis com o a tecnologia 3D, o que necessariamente implica em um grande investimento financeiro.

Publicidade

Além disso, será necessário aguardar toda uma atualização tecnológica na cadeia de produção de conteúdo, que deve ser gerado no sistema 3D, além dos meios de distribuição e transmissão; isso levando-se em consideração que no Brasil a migração para a tecnologia imediatamente anterior – a tevê digital –, ainda é residual.

Mesmo assim, a perspectiva da empresa é de otimismo. "[Com a tecnologia 3D] vivemos um momento único na história do entretenimento, só comparado à chegada da televisão em cores", avalia o gerente de comunicação e produtos da Sony, Lúcio Pereira. A nova linha de produtos estará disponível para os consumidores brasileiros a partir de agosto, depois da Copa do Mundo. Para o gerente de produtos da empresa, Luciano Bottura, essa foi uma estratégia comercial acertada, já que não existirá conteúdo 3D disponível antes da Copa.

Preço, só em junho

O novo catálogo de televisores da Sony traz 25 modelos – sendo 10 LCDs convencionais e 15 retroiluminadas por LED. O destaque fica por conta da linha XBR-LX905, primeiro modelo em 3D da marca no país, em 60 e 52 polegadas. Esse modelos vêm com um par de óculos para visualização com o sistema active-shutter, que permite a reprodução total de imagens em três dimensões com alta qualidade, além do sistema MotionFlow 480Hz, que acentua a experiência visual em cenas de movimento e ação, wi-fi integrado e entrada USB. Os preços dos equipamentos, no entanto, só serão revelados em junho, quando a empresa começa a pré-venda dos produtos.

Já a linha HX, que estará disponível a partir de outubro, vem "preparada" para a tecnologia 3D, requerendo a instalação de transmissor e óculos especiais, vendidos separadamente. A empresa, no entanto, não informa o custo dos equipamentos avulsos. Já o preço dos produtos varia entre R$ 3.988 para o modelo de 32 e R$ 10.199 para o de 60 polegadas.

Publicidade

Fabricação nacional

Todos os modelos serão fabricados no Brasil, no Polo Indus­trial de Manaus, e virão com o conversor para sinal digital integrado, compatível como o sistema Ginga, que possibilitará a interatividade do telespectador com o conteúdo transmitido. Toda linha também possui a função Internet Vídeo,que permite o acesso a conteúdos oferecidos por portais locais e internacionais, parceiros da Sony, pelo controle remoto. Dentro os conteúdos já disponíveis estão o Uol, SBT, IG, Youtube, Flickr, Twitter, Crackle, My Play, Sony Pictures e Yahoo.

Outra função disponível é a conectividade do recurso DLNA, que permite ao usuário acessar pelo televisor fotos, músicas e vídeos armazenados em seu computador via wireless, com o uso do roteador.

Nas próximas semanas a Sony inicia exibições ao público da nova tecnologia em sua rede de lojas Sony Style, em shopping centers de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Curitiba, por enquanto, ficou de fora do roteiro.

* * * * * *

Publicidade

O repórter viajou a convite da Sony.