O que você vê no saco de pão no caminho entre a panificadora e a sua casa? Nada? O curitibano Wagner Rover viu uma oportunidade negócio. Foi entre a padaria e seu carro que teve uma ideia que definiu a criação da empresa DivulgaPão, franqueadora com sede em Curitiba que, entre 2011 e 2013, abriu 125 franquias em 23 estados brasileiros e Distrito Federal no Paraná são 17 cidades com a presença da marca. A ideia: vender anúncios no saco de pão.
Rover trabalhou durante oito anos no setor de marketing de uma grande empresa, mas desde 2009 buscava um negócio para empreender. "O saco de pão não foi esperado, tive um insight em um momento em que menos esperava para esse formato de mídia", lembra.
Ele conta que percebeu um canal de comunicação no saco de pão, assim como a caixa de pizza. "Fiquei imaginando que se ninguém tinha feito ainda é porque não era possível fazer", relembra. Depois de pesquisar, viu que sua ideia era inédita. Pensando em mídias diferentes, surgiu a AZ Direct, que divulga em saco de pipoca, em caixa de pizza e em cintas de DVD. Em 2010, pediu demissão e passou dois meses visitando panificadoras de Curitiba. Como resultado, 400 parceiros dispostos a ter propagandas em suas embalagens.
Seis meses mais tarde, recebeu emails de várias partes do país pedindo informações sobre representações comerciais. A empresa estudou um formato para o novo braço, quando, em agosto de 2011, a Divulgapão nasceu. "A franqueadora surgiu para abrir franquias a partir de R$ 8 mil em cidades com mais de 120 mil habitantes. O saco de pão é como um jornal de bairro", conta. O faturamento mensal inicial fica em torno de R$ 12 mil e o retorno do investimento leva de 6 a 8 meses veja outras características da franquia nesta página.
A DivulgaPão funciona assim: o franqueado vende o anúncio, a propaganda é criada na AZ Direct, os sacos são enviados para a gráfica e distribuídas para o franqueado. Rover pontua as vantagens dos anúncios em sacos de pão. Para o franqueado, diz que é uma franquia de baixo custo e que não precisa de escritório. À padaria, o benefício está na economia de material, já que todo o mês a embalagem é entregue. Ao anunciante, o ganho vem pela segmentação. "O saco de pão fala diretamente com quem interessa a ele. Nossa meta é chegar a 200 franquias até o fim de 2013", ressalta.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast