A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou, em nota oficial, que a escolha de Pernambuco para sediar a primeira montadora da Volkswagen no Nordeste ainda não foi definida pela indústria. De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, a empresa se comprometeu a anunciar a decisão somente em novembro.

CARREGANDO :)

Além de Pernambuco, cinco outros estados disputam o investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela empresa para sediar a fábrica que, de início, seria implantada no complexo industrial portuário de Suape, localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, a 60 quilômetros de Recife.

As negociações entre o governo do estado e a indústria são consideradas em "estágio avançado", e no mês passado, o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, informou que Pernambuco estava entre os seis "finalistas" para sediar a fábrica, que seria a primeira da empresa no Nordeste. No entanto, o jornal "Valor Econômico" deu como praticamente certa a implantação da montadora no estado.

Publicidade

De acordo com a notícia, com o avanço das negociações só falta às duas partes concluir a montagem da engenharia financeira que permitiria o investimento, que deve contar com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e incentivos da Sudene. Além disso, o governo de Pernambuco está oferecendo uma série de vantagens para atrair a montadora, que veem sendo mantidos em segredo pela AD-Diper, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Ontem a AD-Diper não quis antecipar nenhum dos incentivos oferecidos pelo governo.

Nem o governador Eduardo Campos (PSB) nem o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, estavam em Recife para falar sobre o empreendimento. Ambos viajaram a Brasília, para assistir à posse da deputada Ana Arraes (PSB), como Ministra no Tribunal de Contas da União. O GLOBO não conseguiu contato nem mesmo com os celulares de assessores do socialista.

"O governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que não recebeu confirmação sobre a decisão da montadora Volkswagen relacionada à instalação de uma fábrica de automóveis em Pernambuco. O estado recebeu representantes da montadora no início do mês, assim como outras unidades da federação, e aguarda o posicionamento oficial da empresa sobre a localização do empreendimento", afirma a nota distribuída pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A montadora é disputada por Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará. O interesse da Volks por Suape não é novo. Vem desde 2008, quando a empresa chegou a anunciar a instalação de uma central de distribuição no complexo, que até o momento ainda não foi confirmada. À época, o investimento nessa central seria de R$ 12 milhões. Caso a montadora não chegue, Pernambuco vai tentar atrair central de distribuição, a exemplo do que ocorreu a General Motors, hoje a única empresa automotiva presente em Suape, onde mantém um centro de distribuição há mais de um ano.

Suape possui hoje mais de 140 empresas implantadas e em implantação, que geram mais de 60 mil empregos. O governo de Pernambuco tenta atrair mais de 30 novas empresas para o local. A última grande a anunciar que iria para Suape foi a Fiat, que depois decidiu transferir o empreendimento do litoral sul para o litoral norte.

Publicidade