A matriz da Volkswagen, na Alemanha, aprovou o acordo firmado entre a montadora no Brasil e os funcionários da fábrica da Anchieta (ABC Paulista) na última quinta-feira. Com isso, ficam garantidos os investimentos na planta e a produção de dois novos modelos a partir de 2008 e 2009 além da modernização das linhas de produção e atualização das tecnologias de engenharia e manufatura automotiva.
Segundo a empresa, o acordo vai proporcionar reduções de custo e aumento dos níveis de produtividade. A unidade informou que "a matriz do Grupo Volkswagen recebeu de forma extremamente positiva" o acordo e "confirmou os investimentos na fábrica a partir de 2007".
Os novos modelos são a principal contrapartida no acordo fechado na semana passada, que prevê o corte de até 3,6 mil funcionários da unidade (que tem hoje 12,4mil) até 2008. Com a redução de custos, a empresa garante que vai manter a unidade aberta.
"Essa medida vai dar nova vida à fábrica, garantir a produção e os empregos em São Bernardo", disse o presidente do sindicato, José Lopez Feijóo. A previsão é que o acordo seja assinado nesta semana.
"A aprovação do acordo, reflexo de uma decisão responsável dos empregados e dos representantes sindicais, ofereceu à direção da Volkswagen do Brasil as condições necessárias para viabilizar as operações futuras de sua mais tradicional fábrica no país", disse o presidente da montadora, Hans-Christian Maergner.
Segundo a empresa, "a solução negociada envolvendo adequação de pessoal até o final de 2008, plano médico, banco de horas e participação nos resultados projetam um futuro de desenvolvimento sustentável para a unidade Anchieta."
O acordo para a demissão tem dois pontos principais. O primeiro é a concessão de um pacote de incentivos para a demissão voluntária, que varia de 1,4 a 0,3 salário adicional por ano trabalhado, conforme a data de adesão. O plano será feito em 11 etapas, e o prazo para adesões começa no dia 25 deste mês. As demais etapas acontecem até dezembro de 2008.
O segundo ponto-chave é justamente a promessa de que na fábrica de São Bernardo serão fabricados dois novos modelos. Apesar de ter informado aos trabalhadores que o Fox Europa deixará de ser produzido no ABC em julho de 2007, a unidade passará a produzir uma picape e também um novo carro que ainda está em projeto e cujo nome provisório é NF. A empresa não confirma os modelos.
Atualmente a fábrica produz 940 veículos por dia dos modelos Gol, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi e do Fox exportado para a Europa.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast