O grupo Volkswagen anunciou nesta terça-feira (13) que vai reduzir os investimentos em sua marca principal, a VW, em 1 bilhão de euros por ano. O diretor da marca VW, Herbert Diess, afirmou, após uma reunião extraordinária, que a empresa focará na criação de tecnologia elétrica padronizada para carros de passeio e veículos comerciais leves. Ela também instalará motores a diesel – foco do escândalo que abala a empresa –, menos poluentes. “A marca Volkswagen se posiciona de novo para o futuro. Vamos ser mais eficientes e reorientamos nossa gama de produtos e tecnologias principais”, disse Diess.
A empresa admitiu ter equipado 11 milhões de carros a diesel no mundo inteiro com o software que frauda testes de emissão. A eclosão do escândalo fez com que o presidente da companhia, Martin Winterkorn, renunciasse e fosse substituído por Matthias Müller, até então responsável pela marca Porsche. Agora, a marca principal do grupo Volkswagen quer criar espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias com a aceleração do programa de poupança.
Na reunião, a empresa teria decidido instalar “o mais rapidamente” em motores a diesel as tecnologias SCR e AdBlue, utilizados para reduzir as emissões nocivas e cumprir a legislação europeia sobre emissões Euro 6 e as normas da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Alguns analistas disseram que o grupo pode ter gastos de até 35 bilhões de euros para reaparelhar veículos, pagar multas regulatórias, processos judiciais e outros custos.
Em janeiro, a companhia deve iniciar o recall dos veículos a diesel.
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