Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Metalúrgicos

Volks dará férias coletivas no Paraná em julho

Um grupo de 4,2 mil funcionários da fábrica paranaense da Volkswagen, localizada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terá férias coletivas a partir de 17 de julho. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (Simec). A empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirma nem nega a informação. A medida já foi anunciada aos trabalhadores e deve ser confirmada até 2 de julho.

Em uma reunião às 8h desta quinta-feira, representantes da empresa e dos sindicatos dos metalúrgicos do ABC, Taubaté e São Carlos (SP), vão discutir o plano de reestruturação da montadora, anunciado no início de maio. A Volks, em documento enviado aos sindicatos na última terça, informou que até 2008 pode mandar embora entre 4 mil e 6 mil empregados de três fábricas brasileiras.

De acordo com a Volks, até o início de 2007 devem ser demitidos 1,8 mil funcionários da fábrica do ABC, 900 de São José dos Pinhais e 300 de Taubaté. Os números informados pela empresa são praticamente os mesmos anunciados pelos sindicatos, que falavam em 5.733 demissões, 1,4 mil delas no Paraná, sendo 946 até o fim deste ano.

Uma série de cinco reuniões até o fim da próxima semana, para "debater as medidas em mesa de negociação", foi proposta pela Volks aos sindicatos. O sindicato do Paraná informou que não vai comparecer aos dois primeiros encontros (na manhã desta quinta e na tarde de sexta). Duas assembléias entre os paranaenses serão realizadas às 6h e às 14h desta sexta, durante as trocas de turno da fábrica de São José dos Pinhais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.