A subsidiária da Volkswagen no Brasil negou nesta quinta-feira que os automóveis que vende no Brasil sejam menos seguros que os produzidos no país e exportados para a Europa, como denunciou uma organização de defesa dos consumidores.
Segundo comunicado divulgado nesta quinta, em Madri, pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU), a organização brasileira de consumidores Proteste realizou testes com dois automóveis do mesmo modelo fabricados pela montadora alemã no Brasil, constatando que o que se vende aqui carece dos equipamentos de segurança com os quais contam os veículos exportados para a Europa.
Os resultados de um teste de colisão de duas unidades do modelo Fox, da Volks, construídos na mesma fábrica no Brasil, segundo a nota, demonstram que os destinados à América Latina "carecem dos elementos essenciais de segurança".
"Os resultados dos testes são os piores já realizaod pelos técnicos dedicados aos crash-test nos últimos tempos e mostram que os ocupantes do Fox "brasileiro" correm sério perigo de lesões mortais em caso de colisão", diz o comunicado.
"Parece que a vida e segurança dos condutores ibero-americanos valem menos que a dos que vivem na Europa", conclui a OCU.
Em nota, a Volks argumentou que o teste comparou veículos diferentes, já que utilizou um modelo sem airbag duplo e outro equipado com esse dispositivo de segurança.
De acordo com a empresa, a organização considerou o modelo sem dispositivo de segurança como o fabricado no Brasil, sem levar em conta que também são oferecidos no país os que contam com esse serviço.
"O airbag duplo é oferecido ao cliente tanto no Brasil como na Europa, apesar de a legislação em ambas as partes não considerar como obrigatório esse dispositivo de segurança", disse a Volks.
A montadora explicou ainda que enquanto 100% dos consumidores europeus compra o Fox equipado com o airbag duplo, o índice no Brasil é de apenas 2,8%, "o que certamente tem a ver com o poder de compra e hábitos de consumo".
A empresa indicou ainda que sua condição como a montadora brasileira que mais exporta veículos, "com clientes em mais de 70 mercados que incluem a União Européia, EUA, Canadá, América Latina, África e Ásia", evidencia o elevado nível de qualidade de seus veículos.
"Todas as normas de segurança aplicáveis no Brasil são obedecidas pela Volkswagen do Brasil na fabricação de seus veículos", afirmou.