São Paulo – A Volkswagen do Brasil já incorporou a apreciação do real frente ao dólar e usa o aquecimento do mercado doméstico para compensar as perdas com exportação. A montadora alemã, que já havia anunciado que reduziria a participação das vendas externas na produção, informou ontem que, em seis anos, as exportações vão representar 18% das unidades fabricadas no Brasil.

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No ano passado, a empresa produziu 630 mil veículos, 205 mil para exportação (32,5%). A Volks já chegou a exportar 40% de sua produção.

O presidente da empresa no Brasil, Thomas Schumall, afirmou que as duas frentes são importantes, mas que as exportações são uma "perna machucada" da empresa. Ele disse que as exportações, em unidades, ainda não terão tanta redução neste ano, já que a empresa pretende vender 200 mil veículos ao mercado externo, mas informou que em seis anos a realidade será outra.

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"Nenhuma empresa vai eliminar as exportações, mas substituir o que perde com o mercado doméstico", afirmou. Para este ano, a expectativa é de alta entre 11% e 14% nas vendas internas.