![Volkswagen é montadora que mais perde mercado no Brasil Número de veículos leves vendidos no mercado brasileiro caiu 35% em 2016 | Volkswagen do Brasil/](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/e1e49eb1b4271768627ded22b4b86dc0-gpLarge.jpg)
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil aparece como o país que teve a maior queda nas vendas de veículos leves da Volkswagen no mundo. O número de unidades vendidas no mercado brasileiro caiu 35% em 2016, para 218,2 mil, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (9) pela empresa, que destaca os resultados por continente e dos principais países em cada região. Em 2015, o recuo foi de 38%.
Acompanhe a Gazeta do Povo no LinkedIn
A Volkswagen já havia dado explicações a seus investidores sobre o fraco desempenho no Brasil. No balanço global da montadora publicado no fim de outubro, em referência ao terceiro trimestre de 2016, a empresa atribui os resultados negativos a uma combinação de fatores conjunturais. “O aumento do desemprego, a queda real na renda e políticas restritivas de crédito nos levaram aos menores volumes desde 2006.”
A empresa tem sido desde 2014 a montadora que mais perde mercado no Brasil. A fatia da marca, que era de 18,6% em 2013, caiu para 14,5% em 2015 e para 11,6% em 2016. Um dos motivos para isso foi o declínio do Gol no gosto do consumidor brasileiro. O carro, que era líder de vendas entre automóveis em 2013, caiu para a quarta posição no ano passado.
Além da baixa demanda por veículos, a montadora também enfrentou em 2016 uma suspensão de sua produção, nos meses de agosto e setembro, em razão da interrupção de fornecimento de peças, o que prejudicou o abastecimento do mercado pela empresa.
-
Relação entre Lula e Milei se deteriora e enterra liderança do petista na América do Sul
-
O plano de Biden para tentar sair da crise: aparentar normalidade e focar em Trump
-
STF julga pontos que podem mudar a reforma da Previdência; ouça o podcast
-
Osmar Terra explica como reverter decisão do STF sobre a maconha
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião