O total de cheques devolvidos em 2012 por insuficiência de fundos foi de 2,02%. O resultado é o maior desde 2009, ano em que 2,15% do total de cheques foram devolvidos, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira (23).

CARREGANDO :)

O volume de cheques sem fundos também cresceu nas comparações anual e mensal. Em dezembro, o volume alcançou 2,04%, percentual maior do que o 1,96% de devolução observado em novembro. Já em dezembro de 2011, o volume registrado foi de 1,99%.

Segundo os economistas da Serasa, em nota, os cheques sem fundos tiveram três momentos diferentes em 2012.

Publicidade

De janeiro a maio, o número de cheques devolvidos foi ascendente, com exceção de abril, quando foi registrada uma ligeira queda. "Esse período refletiu as dificuldades do consumidor em honrar os cheques pré-datados emitidos no Natal do ano anterior, juntamente com as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares)".

O período de junho a setembro, por sua vez, teve quedas seguidas, reflexo do recuo da inadimplência do consumidor, que, por estar endividado, consumiu e financiou menos. Por fim, de outubro a dezembro, houve altas no total de cheques sem fundos, em decorrência do Dia das Crianças e do Natal.