As vendas do comércio de Curitiba cresceram 2% em julho, em relação ao mês anterior, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, com informações divulgadas nesta quinta-feira (8) pela Associação Comercial do Paraná (ACP).
Apesar disso, a expansão do comércio no período caiu um ponto percentual em comparação com o registrado entre maio e junho, período em que houve uma ampliação de 3% nas vendas.
O desempenho negativo nos setores de alimentos (-11%), joias (-9%), eletrônicos (-3%), óticas (-3%) e calçados (-2%) foi o que mais contribuiu para o tímido avanço das vendas no mês passado.
Embora a queda em alguns setores tenha diminuído, os dias de frio intenso ocorridos em julho fizeram com que o setor de lojas de departamentos, especialmente cama, mesa e banho, registrasse crescimento de 16% nas vendas durante o período.
Para 41% dos comerciantes entrevistados as baixas temperaturas contribuíram para o incremento das vendas do mês passado. Já 23% deles responderam que as promoções foram o estímulo principal. Outros 15% disseram que as vendas foram puxadas pelas férias escolares.
A sondagem mostrou ainda que, em julho, as vendas foram superiores para 40% dos comerciantes entrevistados, iguais para 24% e inferiores para 36%. Em relação à média apurada para o primeiro semestre o Datacenso indicou que o volume de vendas foi inferior para 40% dos comerciantes, maior para 33% e igual para 26%.
Agosto
Ainda que a superação do volume das vendas em julho frente a junho não tenha sido tão expressiva, a pesquisa do Datacenso constatou que a expectativa do comércio da capital para o mês de agosto é vender 7% a mais que no mês anterior, sendo o consumidor motivado pelas baixas temperaturas, liquidações ou promoção das novas coleções e a volta às aulas.
A perspectiva favorável do volume de vendas de agosto é positiva para 74% dos comerciantes, igual para 15% e inferior para 9%, havendo 3% que não souberam responder.
A pesquisa mostrou também que os setores que devem aumentar as vendas nesse mês são, pela ordem, óticas (14%), calçados (12%), cosméticos (11%), alimentos (9%), farmácias (8%), eletrônicos (5%), departamentos (2%) e vestuário (2%).
Pesquisa
Realizada com 200 comerciantes e 200 consumidores curitibanos entre os dias 1º e 3 de agosto, a sondagem foi realizada com gerentes (71%) e proprietários (29%) de estabelecimentos considerados micro (75%), pequenos (22%), médios (2%) ou grandes (1%).
Os consumidores consultados 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino têm entre 18 e 65 anos de idade, predominando a faixa de 35 a 45 anos, ficando a renda familiar mensal com a maior incidência de menções entre R$ 1.245 e R$ 3.110. O índice mensal de inadimplência é de 6% mantendo-se dentro da média semestral.