Com 33 mil m2 de área construída às margens da rodovia BR-277, o novo Centro de Distribuição (CD) da Volvo será responsável pelo abastecimento de 200 pontos de vendas no país. A nova estrutura vai triplicar a capacidade do atual depósito de peças de reposição e pode armazenar 80 mil itens. Localizado próximo ao aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e com acesso fácil a rodovias e ao Porto de Paranaguá, o CD melhora a logística da empresa no recebimento e despacho das mercadorias que abastecem concessionárias e oficinas.
A construção do CD exigiu investimentos na ordem de R$ 70 milhões. “A aposta da empresa é para o longo prazo. Apesar da atual situação do mercado, com retração em vendas e produção, estamos confiantes na recuperação da economia e acreditamos no segmento em que atuamos”, explica o vice-presidente para Recursos Humanos e Assuntos Corporativos, Carlos Morassutti.
O novo CD vai absorver os 120 funcionários que já trabalhavam no antigo depósito, localizado junto à fábrica instalada na CIC. O projeto foi formatado com novas tecnologias em logística, com esteiras elétricas, áreas de docas e processos de recebimento, armazenagem e distribuição automatizados. A Volvo recebe material de fornecedores do país e de várias partes do mundo. O CD é o único do país e será responsável pela distribuição de peças para caminhão, ônibus e maquinário de construção. A localização estratégica e os novos processos devem aumentar a agilidade e reduzir o tempo gasto em transporte de mercadorias.