Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Setor automotivo

Volvo demite mais de 200 e sindicato ameaça fazer greve

Paralisação foi decidida em assembleia na manhã desta terça-feira (09) | Rodrigo Sass/SMC
Paralisação foi decidida em assembleia na manhã desta terça-feira (09) (Foto: Rodrigo Sass/SMC)

Cerca de 3 mil trabalhadores da Volvo em Curitiba decidiram paralisar as atividades durante a manhã desta terça-feira (9), em protesto contra a demissão de metalúrgicos da fábrica. A empresa divulgou que mais de 200 funcionários serão desligados neste mês.

A paralisação foi decidida em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e, segundo o sindicato, reúne trabalhadores do primeiro e terceiro turnos da empresa.

O sindicato diz ainda que, caso as demissões sejam mantidas, poderá haver uma greve por tempo indeterminado na fábrica. Uma nova assembleia foi marcada para a manhã desta quarta-feira (10), às 8 horas, na porta da fábrica.

A Volvo confirma o desligamento de trabalhadores neste mês, mas afirma que 206 funcionários serão atingidos. Segundo informou a assessoria de imprensa da montadora, o corte de vagas é reflexo da desaceleração do setor no último ano e será adotado para "ajustar os volumes de produção à demanda". A empresa diz também que tem mantido contato frequente com o sindicato para discutir os desligamentos.

Atualmente, cerca de 4.100 funcionários atuam na unidade de Curitiba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros