São Paulo - Em plena baixa de mercado, a Volvo do Brasil investiu US$ 30 milhões na montagem de novos modelos da linha F de caminhões. Os veículos já estão sendo montados na fábrica da Cidade Industrial de Curitiba e a perspectiva da multinacional sueca é vender ainda neste ano 3 mil unidades. De acordo com o gerente de caminhões da linha F, Bernardo Fedalto Jr., atualmente a unidade curitibana opera com cerca de 70% da capacidade instalada, produzindo 48 unidades diárias de caminhões. As vendas de caminhões no 1º quadrimestre de 2009 caíram 18% no país e 24% no Paraná, mas perspectivas da Volvo indicam que o ano terá resultado semelhante ao de 2007. "Essa perspectiva não é nem um pouco ruim. 2007 foi um ótimo ano, 2008 é que teve desempenho muito além da curva", diz Fedalto. O executivo afirmou, no entanto, que ainda é cedo para falar sobre novos investimentos e manutenção de empregos. "Nossos resultados de maio foram positivos, mas não estamos sozinhos no mercado e não dá para prever como vai ficar no geral", disse. Com a crise, no início de dezembro a Volvo foi a primeira montadora a demitir e cortou o turno extra de produção. Cerca de 430 colaboradores saíram do quadro da empresa.
O repórter viajou a convite da Volvo do Brasil.
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