Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
veículos

Volvo lança nova linha de caminhões

Roger Alm e o novo VM: objetivo é conseguir uma participação maior no mercado | Divulgação
Roger Alm e o novo VM: objetivo é conseguir uma participação maior no mercado (Foto: Divulgação)

San Pedro de Atacama (Chile) - Resultado de um investimento de US$ 50 milhões, a Volvo apresentou ontem, no Chile, sua nova linha de caminhões semipesados da geração VM para o mercado latino-americano. O modelo é o primeiro do segmento, em toda a América Latina, a contar com motores da geração Euro5 – que têm menor volume de emissões de gases causadores do efeito estufa. Os novos modelos serão produzidos na fábrica da montadora, na Cidade Industrial de Curitiba.

"O Brasil é o maior mercado do mundo de caminhões, e a América Latina representa grande possibilidade de crescimento e novos negócios", diz o presidente da Volvo Latin America, Roger Alm.

Com a renovação da linha VM, a Volvo pretende ampliar sua participação no nicho de caminhões semipesados – de até 20 toneladas de peso total bruto –, segmento que hoje corresponde a 30% do faturamento anual da empresa no Brasil.

No primeiro semestre deste ano, a empresa registrou crescimento de 60% no volume de vendas dessa linha, na comparação com o mesmo período de 2010. A marca tem participação de 9% no total do mercado brasileiro, que em 2011 deve vender 55 mil unidades.

"O VM é o terceiro caminhão mais vendido no mercado brasileiro, segundo dados da Fena­brave. Queremos subir e estamos trabalhando para isso", afirma o gerente de vendas da linha VM, Reinaldo Serafim. Ele garante que a montadora já trabalha em outros projetos e diz que "novos modelos virão".

Alm, entretanto, não faz projeções da expectativa de vendas das novas unidades para 2012. Segundo ele, o mercado brasileiro deve sofrer uma "leve desaceleração" e as antecipações de compras do modelo antigo (VM Euro3) podem influenciar os resultados futuros. "De qualquer forma, as expectativas são boas. A economia do Brasil continuará aquecida exatamente nos setores que demandam caminhões deste porte", avalia.

A antecipação de compra pode ocorrer em função do custo adicional relacionado à nova tecnologia dos motores, que deverá ter um impacto de 15% no preço final do produto – que não foi revelado pelos executivos da empresa. A montadora, entretanto, aposta no menor consumo de combustível para amortecer essa diferença. "O consumo de combustível representa 43% do custo de operação de um caminhão. Qualquer 1% ou 2% de diferença [no consumo] tem impacto muito grande nos negócios", avalia Serafim.

Por ora, também não há a perspectiva de novas contratações para a fabricação do modelo em Curitiba. "Hoje temos uma ótima capacidade de produção. Contratamos novos trabalhadores no início e durante o ano para aumentar essa capacidade", explica o executivo. Hoje, a fábrica da Volvo tem 4 mil funcionários e capacidade de fabricar 107 veículos por dia. Estima-se que, em plena capacidade, a unidade poderá fabricar cerca de 40 veículos da linha VM diariamente.

O repórter viajou a convite da Volvo do Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.