A Volvo Bus Latin America investiu US$ 10 milhões para montar uma estrutura na Colômbia. Na próxima segunda-feira, a montadora vai inaugurar sua primeira concessionária própria no país, em Bogotá. O espaço tem oficinas exclusivas para os ônibus híbridos, urbanos e rodoviários que são comercializados por lá e um centro de treinamento para motoristas. Além disso, a empresa construiu uma sede administrativa na zona franca da capital colombiana. A fábrica da marca, onde são produzidos os chassis exportados, continua em Curitiba.
De acordo com Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, a decisão da empresa de não ter mais intermediários no relacionamento com os clientes é de 2008 e a Colômbia foi escolhida por ser um ponto estratégico. O país é um dos principais compradores de ônibus da montadora, que circulam nos sistemas de transporte urbano de Bogotá, Cali, Pereira e Bucaramanga. A sede é responsável pelas negociações com Uruguai, Paraguai, Equador, Bolívia e países da América Central e Caribe.
"O Chile atualmente é a segunda operação mais importante da empresa na América Latina, depois do Brasil, mas a Colômbia caminha rapidamente para alcançá-lo", reforça Pimenta. Até julho deste ano, a Colômbia foi o segundo país do mundo para o qual mais se vendeu chassis. Só para o Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá foram vendidos 274 ônibus este ano.
Expansão
A montadora tem cerca de 1,5 mil ônibus circulando em Bogotá entre convencionais, articulados, biarticulados e híbridos. O modelo híbrido movido a biodiesel e eletricidade também impulsionou a implantação da concessionária: já são 200 em circulação e outros 150 chassis negociados.
A venda desse tipo de veículo inclui um pacote de manutenção plena, que prevê desde a troca de óleo e reparos até um contrato de cessão da bateria do motor elétrico. Nesse caso, é a Volvo que assume a responsabilidade pelo equipamento, caso haja necessidade de troca.
Na Colômbia, a Volvo é líder no segmento de ônibus urbanos pesados, com mais de 80% de participação no mercado. "Não queremos monopolizar o mercado, mas trabalhamos reduzindo custo e oferecendo suporte ao cliente", diz Cleber Carvalho, gerente geral da Volvo Group Colombia SAS.
A repórter viajou a convite da Volvo.