A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, anunciou prejuízo menor que o esperado no terceiro trimestre, aliviando temores de que precisará de mais capital dos investidores, mas ainda prevê quedas acentuadas nos seus principais mercados.
A companhia teve o maior prejuízo trimestral já registrado no começo deste ano, levantando preocupações de que recorreria ao mercado em busca de capital para sair do declínio econômico.
Com os analistas preparados para um prejuízo de 4 bilhões de coroas, a capacidade da Volvo de reduzir as perdas para 3,3 bilhões (477 milhões de dólares) forneceu algum alívio às ações da companhia.
Às 8h52 (horário de Brasília), os papéis da Volvo subiam 6,77 por cento, negociados a 71 coroas, enquanto as ações das rivais MAN AG e Scania tinham oscilação positiva de 1,9 por cento e 3,9 por cento, respectivamente.
Erik Penser, analista da Kenneth Toll Johansson, afirmou que os resultados foram uma importante indicação de que a situação da fabricante de caminhões estava finalmente se estabilizando.
"Eu acho que este relatório se livrará da maioria das especulações sobre uma nova emissão de ações que têm rondado o mercado", disse ele.
A crise financeira global atingiu o segmento de caminhões pesados com força total no final do ano passado, desligando anos de crédito fácil para comprar novos veículos, conforme o crescimento econômico ao redor do mundo mudou de direção.
Contudo, sinais de estabilização do que o presidente-executivo da Volvo, Leif Johansson, disse ser o mais profundo declínio já vivido pela indústria altamente cíclica de caminhões se firmaram nos últimos meses.
Ainda assim, uma rápida recuperação parece distante. "O cenário básico é que estamos em recuperação e provavelmente em uma lenta", afirmou Johansson em entrevista coletiva nesta sexta-feira, acrescentando que não vê necessidade de reforço de capital.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast