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Aviação

Voos da Webjet são cancelados no Afonso Pena

Os problemas de cancelamentos enfrentados pela empresa aérea Webjet também afetaram passageiros no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), seis voos da empresa previstos para deixar o terminal foram cancelados durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (27).

As partidas canceladas estavam previstas para as cidades de São Paulo, Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Nesta segunda, apenas quatro voos foram realizados pela empresa no terminal até as 20h20, segundo a Infraero. Outros seis voos da companhia que chegariam ao Afonso Pena ao longo do dia também acabaram cancelados.

Um voo para Porto Alegre (RS), previsto para decolar às 15h55, ainda não havia partido até as 20h20. No período da noite, outro voo para o Rio de Janeiro também registrava atraso de duas horas.

Os cancelamentos dos voos da Webjet ocorrem em aeroportos de todo o país e foram registrados porque a tripulação da empresa não poderia ultrapassar o limite de horas de voos permitida em lei, que é de 85 horas por mês.

Nesta segunda, até as 20h, 44 dos 118 voos da Webjet haviam sido cancelados: índice de 37.3%. Além disso, outros 35 voos sofreram atraso superior a 30 minutos.

Vendas suspensas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda que suspendeu a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (1º) devido ao elevado número de cancelamentos de voos.

Segundo a Anac, o percentual de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana.

De acordo com a Anac, medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana, se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Direitos

A agência enviou equipes de fiscalização aos principais aeroportos onde a Webjet atua para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141. Entre outros direitos, a resolução prevê reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa; reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem; informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito); comunicação (Internet ou telefone, a partir de uma hora de atraso do horário previsto para o voo) e alimentação (a partir de duas horas do horário previsto para o voo).

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