Balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) indica que 12 dos 29 voos da companhia área Webjet previstos das 0h até as 9h desta terça-feira (28), em todo o país, tiveram problemas de atraso ou cancelamento.
De acordo com a Infraero, três voos atrasaram mais de 30 minutos (10,3% do total) e nove foram cancelados (31%).
A assessoria de imprensa da Webjet diz que pelo menos oito voos desta terça já haviam sido cancelados na segunda-feira (27), quando a companhia teve que reorganizar a escala de trabalho dos funcionários.
Na segunda, dos 140 voos da companhia em todo o país, 39 atrasaram e 53 foram cancelados. Isso acabou provocando filas, confusão e irritação entre os passageiros. Para evitar novos problemas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a venda de bilhetes da companhia aérea de voos programados até a próxima sexta-feira (1º).
Cumprir a lei
Em nota divulgada na segunda, a assessoria de comunicação da Webjet afirmou que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa comentou ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda.
A Webjet disse que vai realizar a reacomodação dos passageiros em voos próprios e de outras companhias, fazer isenção das taxas de remarcação normalmente aplicadas pela empresa, reembolsar as tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.
Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na Anac pelo 0800 725 4445.
Balanço
Ainda de acordo com a Infraero, nos principais aeroportos do país, do total de 344 voos domésticos programados até as 9h desta terça, 50 sofreram atrasos de mais de meia hora (8%) e 58 foram cancelados (9,3%).