Voos da Webjet são cancelados no Afonso Pena
Os cancelamentos de voos da empresa aérea Webjet também foram registrados no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (28).
Segundo o relatório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), sete dos oito voos da Webjet que deveiam pousar em São José dos Pinhais nesta terça-feira (28) foram cancelados. Pela manhã, os voos cancelados viriam de Porto Alegre e Belo Horizonte. Durante a tarde, outros dois voos que viriam de Salvador e São Paulo haviam sido cancelados. Pela noite, dois voos que viriam de Belo Horizonte e São Paulo haviam sido cancelados. às 20h40, um voo que viria de Fortaleza, e pousaria no aeroporto às 21h58, já estava cancelado.
Um voo vindo de Porto Alegre (RS) pousou no aeroporto por volta das 20 horas. Foi o único voo da Webjet que chegou ao Afonso Pena nesta terça.
Decolagens
Além disso, sete dos oito voos da Webjet que deveriam decolar do Afonso Pena nesta terça foram cancelados. Pela manhã, os voos que seguiriam para São Paulo e Belo Horizonte foram cancelados. No período da tarde, dois voos com destino a Salvador também haviam sido cancelados. Dois voos com destino a Porto Alegre e Belo Horizonte, que sairiam do Paraná depois das 20 horas, estavam cancelados. Outro voo que seguiria para Porto Alegre, às 22h30, também estava cancelado.
A decolagem que ainda está prevista para esta terça é para o Rio de Janeiro, às 20h47.
Balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) indica que 12 dos 29 voos da companhia área Webjet previstos das 0h até as 9h desta terça-feira (28), em todo o país, tiveram problemas de atraso ou cancelamento.
De acordo com a Infraero, três voos atrasaram mais de 30 minutos (10,3% do total) e nove foram cancelados (31%).
A assessoria de imprensa da Webjet diz que pelo menos oito voos desta terça já haviam sido cancelados na segunda-feira (27), quando a companhia teve que reorganizar a escala de trabalho dos funcionários.
Na segunda, dos 140 voos da companhia em todo o país, 39 atrasaram e 53 foram cancelados. Isso acabou provocando filas, confusão e irritação entre os passageiros. Para evitar novos problemas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a venda de bilhetes da companhia aérea de voos programados até a próxima sexta-feira (1º).
Cumprir a lei
Em nota divulgada na segunda, a assessoria de comunicação da Webjet afirmou que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa comentou ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda.
A Webjet disse que vai realizar a reacomodação dos passageiros em voos próprios e de outras companhias, fazer isenção das taxas de remarcação normalmente aplicadas pela empresa, reembolsar as tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.
Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na Anac pelo 0800 725 4445.
Balanço
Ainda de acordo com a Infraero, nos principais aeroportos do país, do total de 344 voos domésticos programados até as 9h desta terça, 50 sofreram atrasos de mais de meia hora (8%) e 58 foram cancelados (9,3%).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast