O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta (14) que espera que o projeto de lei que retoma o chamado voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) seja votado em plenário na semana que vem. Em uma conversa com jornalistas, o deputado pediu ao relator do texto, Beto Pereira (PSDB-MS), que faça um “esforço” para terminar o relatório.
“O relator tem toda a autonomia para construir o texto, conversando com todos os partidos e lideranças. Eu pedi para que ele fizesse um esforço para ver se nós conseguiríamos votar antes do dia 22. Se não, vai ficar para depois do dia 29”, disse.
O voto de qualidade é um mecanismo do Carf que dá a União o ganho de causa em casos de empate em julgamentos de recursos tributários e, se implementado, pode injetar cerca de R$ 50 bilhões nos cofres públicos apenas neste ano. O recurso havia sido proposto inicialmente pelo governo como uma medida provisória, no começo do ano, mas que perdeu validade no dia 1º de junho sem ser votado e transformado em lei.
Apesar de ter pedido esforço ao relator, Lira ressaltou que não pode garantir acordos feitos fora do Congresso. O presidente da Câmara defendeu, ainda, que a Câmara dê uma “regulamentação definitiva” para o tema.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast