Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Wal-Mart vai investir R$ 90 milhões no Paraná

O Wal-Mart vai investir R$ 90 milhões no Paraná em 2007, com a abertura de duas novas lojas e reforma de 10 das 40 já existentes no estado. O grupo supermercadista faz segredo sobre a localização e a bandeira (Wal-Mart, Mercadorama ou BIG) das novas unidades, limitando-se a informar que, juntas, elas devem custar R$ 50 milhões e gerar 500 empregos diretos. O anúncio dos investimentos no estado foi feito ontem, em entrevista coletiva, pelo vice-presidente de Operações do grupo na Região Sul, Marcos Samaha.

Os novos supermercados paranaenses fazem parte de um plano de expansão da rede americana no Brasil, divulgado sem maiores detalhes em setembro, que prevê a inauguração de 28 lojas nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul em 2007, com um investimento total de R$ 850 milhões. Além das novas lojas do Paraná, a Região Sul terá abertura de outras duas unidades em local não revelado pelo grupo. "Não estamos divulgando mais informações porque esperamos o fechamento dos contratos dos terrenos", justifica Samaha.

Com a compra dos ativos do grupo português Sonae no Brasil, em 2005, o Wal-Mart passou a ter 40 supermercados em terras paranaenses: 24 Mercadoramas, nove BIGs, três Wal-Mart Supercenters, dois Sam’s Club e dois Maxxi Atacado. Esta semana, o grupo reinaugura o Mercadorama da Rua Comendador Araújo e o BIG de Santa Felicidade. Em 2007, outros dez supermercados serão reformulados, a começar pelas lojas Mercadorama Bigorrilho, Seminário e Tiradentes. O objetivo da rede é que até 2009 todas as lojas sejam reformadas. "Não se trata de uma adequação das lojas do Sonae, mas de qualificar as unidades dentro das marcas já existentes", afirma o vice-presidente de operações.

O Wal-Mart tem 297 unidades em 17 estados brasileiros. O Paraná está entre os três estados com o maior número de operações da rede, junto ao Rio Grande do Sul e Bahia. Desde 2005, o grupo norte-americano ocupa o terceiro lugar do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com 11% de participação no mercado. Em segundo lugar, aparece o francês Carrefour, com 11,8%. O líder Pão de Açúcar tem 15,2% de participação no mercado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.