Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado financeiro

Wall Street cai por problemas nas Coreias e na zona do euro

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda na terça-feira, depois que investidores deixaram ativos considerados de maior risco em meio à escalada das tensões na Península Coreana e aos problemas de dívida na zona do euro.

A Coreia do Sul alertou que poderia retaliar caso a Coreia do Norte tomasse medidas mais agressivas após Pyongyang fazer dezenas de disparos de artilharia a uma ilha sul-coreana, em um dos ataques mais pesados da região desde o fim da Guerra da Coreia em 1953. O índice iShares MSCI South Korea Index Fund registrou queda de 5,4 por cento.

O repentino acirramento das tensões na região deixou investidores ainda mais nervosos. O índice de volatilidade CBOE, que mede temores entre investidores Wall Street, saltou 12,3 por cento, sua maior alta em mais de 3 meses.

O estrategista-chefe de mercado da LP Financial, Jeff Kleintop, afirmou que a notícia lembrou investidores o quão facilmente os mercados são afetados por geopolítica.

"Ao caminharmos para 2011, (o presidente norte-americano Barack) Obama focará menos em política interna --onde está paralisado-- e mais em política externa, e em confrontar alguns desses regimes. Isso pode significar um prêmio maior sobre risco geopolítico no futuro", disse Kleintop.

Já a situação instável da Irlanda prejudicou o euro, o que também contribuiu para a queda no mercado de ações. Sua forte correlação com o euro havia enfraquecido recentemente, mas ganha força em meio a crises. Investidores continuaram preocupados sobre a crescente crise de dívida no continente.

A União Europeia pressionou a Irlanda a adotar um orçamento mais austero a tempo de conseguir o financiamento prometido pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), enquanto o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, rejeitava pressões para convocar uma eleição e insistia em que o orçamento será aprovado como planejado em 7 de dezembro.

O índice de empresas irlandesas nas bolsas norte-americanas caiu 4,9 por cento na sessão.

No fechamento desta terça-feira, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,27 por cento, para 11.036 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,46 por cento, para 2.494 pontos. O índice Standard & Poor's 500 perdeu 1,43 por cento, para 1.180 pontos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.