Os principais índices de ações norte-americanas encerraram a sessão da sexta-feira em baixa e anularam a maior parte dos ganhos da semana, principalmente devido às preocupações com mais reviravoltas geopolíticas e aos crescentes preços do petróleo, que ameaçam reprimir ralis nas próximas semanas.
O Dow Jones recuou 0,72 por cento, para 12.169 pontos. O Standard & Poor's 500 caiu 0,74 por cento, para 1.321 pontos. O Nasdaq teve desvalorização de 0,50 por cento, para 2.784 pontos.
Na semana, o Dow Jones teve alta de 0,3 por cento. Tanto o S&P quanto o Nasdaq ganharam 0,1 por cento.
As preocupações com o petróleo ofuscaram boas notícias sobre a geração de empregos nos Estados Unidos em fevereiro.
O desemprego caiu para abaixo de 9 por cento pela primeira vez em praticamente dois anos, mas investidores rapidamente mudaram o foco e passaram considerar o agravamento dos conflitos na Líbia e as revoltas no mundo árabe.
A preço do petróleo tipo Brent subiu para mais de 116 dólares o barril e o índice de volatilidade CBOE Volatility Index VIX, medidor das preocupações de Wall Street, avançou 2,7 por cento, para 19,11 pontos.
"Depois do tipo de rali que tivemos, o mercado está mais vulnerável aos eventos noticiosos e, ultimamente, mais ainda ao aumento nos preços do petróleo", afirmou o diretor de negócios e derivativos do Schwab Center for Financial Research, Randy Frederick, no Texas.
No início da semana, informações haviam levantado as expectativas sobre o relatório de desemprego divulgado na sexta-feira, elevando as ações para os maiores ganhos em três meses na quinta-feira.
Mas ações do setor financeiro tiveram desvalorização quando o Bank of America Merrill Lynch afirmou que seus lucros no primeiro trimestre poderiam ser afetados pela cotação do petróleo, assim como pela atividade reduzida dos clientes.
A corretora reduziu a recomendação das ações do Citigroup e do Goldman Sachs Group Inc de "neutras" para "comprar".
As ações do Goldman caíram 2,1 por cento e as do Citi recuaram 3 por cento. O índice medidor da atividade dos bancos KBW perdeu 1,5 por cento.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas para a guerra da Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast