Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Wall Street sobe com a recuperação do otimismo

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quinta-feira (1º), após a publicação de indicadores econômicos considerados promissores nos Estados Unidos, apesar dos temores sobre a alta dos preços do petróleo: Dow Jones ganhou 0,22% e Nasdaq, 0,74%.

O Dow Jones Industrial Average avançou 28,23 pontos, a 12.980,30 unidades, e o Nasdaq subiu 22,08 pontos, a 2.988,97. O índice ampliado Standard & Poor's 500, mais representativo da tendência geral, ganhou 0,62% (8,41 pontos), a 1.374,09 unidades.

Impulsionado pela volta da confiança à economia americana e mundial, o mercado abriu em alta e se manteve en números verdes apesar de uma leve queda no final do pregão, quando os investidores se preocupavam com a alta dos preços do petróleo.

Apesar do fechamento em alta de Wall Street, "o mercado não conseguiu superar o patamar simbólico dos 13.000 pontos, para o Dow Jones, e de 3.000 pontos para o Nasdaq", afirmou Peter Cardillo, da Rockwell Global Capital.

"Mas considerando os dados econômicos, o mercado parece estar sólido (...) e ofereceu um fechamento em alta neste primeiro dia do mês, o que é positivo" para as próximas semanas, completou.

Entre várias publicações de indicadores, os investidores decidieram concentrar sua atenção nos novos sinais de melhora do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Os novos pedidos de seguro-desemprego permaneceram quase estáveis na semana de 19 a 25 de fevereiro, em seu nível mais baixo em quatro anos.

O Departamento de Trabalho estimou em 351.000 os pedidos contra 353.000 (cifra revisada) na semana imediatamente anterior, "a cifra mais importante atualmente", disse Gregori Volokhine, de Meeschaert New York.

"É a primeira vez desde a recessão (2008) que estas cifras estão tão baixas", afirmaram analistas da Barclays Capital.

O mercado deu pouca importância à leve alta em janeiro da renda e do consumo dos lares nos Estados Unidos, assim como a queda em janeiro dos gastos em construção, pela primeira vez em seis meses.

Por outro lado, a atividade da indústria manufatureira nos Estados Unidos desacelerou-se, segundo o índice de compras do setor da associação profissional ISM, que alcançou 52,4%.

O índice, que ficou em 54,1% em janeiro, é inferior às previsões dos analistas, que apostavam em uma leve alta para 54,7%.

"Mas toda cifra superior a 50% indica uma expansão, asim que seja 54% ou 52%, isso não põe em questão o panorama (positivo) dos economistas e investidores, pois tudo isso vai no mesmo sentido", explicou Volokhine.

O mercado de títulos fechou em alta. Os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro subiram para 2,037% frente a 1,977% de quinta-feira e o papel de 30 anos a 3,157% frente a 3,086%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oppsto a seus preços.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.